Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

VARZEA GRANDE: Secretário de Educação participa em Brasília da sanção do PL que atualiza a Lei de Cotas

O município de Várzea Grande e o estado de Mato Grosso estiveram representados na última segunda-feira, 13, durante a cerimônia de sanção do Projeto de Lei (PL) nº 5.384/2020, que atualiza a Lei de Cotas. O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, participou do ato no Palácio do Planalto, como vice-presidente da Undime nacional.
O programa tem como pré-requisito a reserva de vagas para estudantes egressos de escolas públicas. Entre as alterações que a nova legislação prevê estão: a mudança do mecanismo de ingresso de cotistas ao ensino superior federal, a redução da renda familiar para reservas de vagas, e a inclusão de estudantes quilombolas como beneficiários das cotas. O texto, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também determina que a lei seja monitorada anualmente e avaliada a cada dez anos.
O presidente Lula também destacou os dados estatísticos de desempenho dos estudantes que ingressam no ensino superior por meio de cotas, e comemorou a quebra dos “mitos” de que a chegada dos cotistas ao ensino superior faria cair a qualidade da educação. “E o que aconteceu foi exatamente o contrário. A realidade é que os jovens das classes desfavorecidas são tão inteligentes quanto os ricos e agarram, com unhas e dentes, a oportunidade de mostrarem a capacidade de estarem onde estão. A Lei de Cotas provocou uma revolução pacífica na educação brasileira ao abrir as portas das universidades para jovens de baixa renda, negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência”, acrescentou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou o fortalecimento e aprimoramento da Lei de Cotas, apresentando dados referentes aos impactos positivos da legislação na vida dos grupos beneficiados pelas ações afirmativas. “Um aspecto fundamental dessa Lei e que merece ser sublinhado é a oportunidade que essa política nos oferece de garantir uma maior diversidade em nossas universidades, possibilitando a construção de um Brasil diverso e plural que tenha, de fato, a face da nossa gente”, disse.
Para o secretário Silvio Fidelis, é importante que as ações do Governo Federal continuem impactando de maneira favorável as parcelas consideradas ‘minorias’ da população brasileira. “Com a ampliação da Lei de Cotas, é possível reconhecer que o governo federal tem trabalhado para levar mais oportunidades a todos os brasileiros, por meio de políticas públicas que permitam a inclusão. Essa Lei é um exemplo de política de sucesso e agora passa a contar com um sistema permanente de avaliação e monitoramento, contribuindo de forma significativa para a promoção da diversidade na Educação brasileira”, afirmou.
Além do secretário Silvio Fidelis e do presidente da seccional da Undime/Bahia, Anderson Passos, a cerimônia contou também com a presença dos ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Anielle Franco, da Igualdade Racial; Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania; e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas. Também compareceram Márcio Macêdo, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, bem como o senador Paulo Paim (PT/RS) e as deputadas Maria do Rosário (PT/RS), Benedita da Silva (PT/RJ) e Dandara Tonantzin (PT-MG).
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos