Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

ATUAÇÃO PARLAMENTAR: Um ano do Gabinete Maysa Leão: metas, projetos e resultados

A vereadora que assumiu a vaga definitiva em Janeiro deste ano, faz balanço de seu mandato e conta que montou seu gabinete como se fosse uma empresa. A vereadora Maysa Leão (Republicanos) se tornou vereadora em definitivo neste ano de 2023 com a desistência de Diego Guimarães do cargo para assumir a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Antes ela tinha permanecido de forma provisória com a cassação do mandato do tenente-coronel Paccola. Dona em definitivo da cadeira, ela quis trabalhar dois anos em um e aponta que fez muito pela cidade e pretende fazer ainda mais.
A parlamentar afirma que montou um gabinete como se fosse uma empresa, com metas e resultados a entregar, e que não se prendeu apenas ao plenário, mas também aos projetos que beneficiam a população. Dentre as iniciativas que ela destaca estão: a realização de cursos de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com foco no empreendedorismo e na geração de renda; a organização de feiras e bazares solidários, com a arrecadação de fundos para entidades que acolhem mulheres vítimas de violência; a fiscalização das escolas municipais, junto com outros vereadores, para verificar as condições de infraestrutura e ensino; e a elaboração de mais de 30 projetos de lei, indicações e requerimentos, sobre temas como saúde, educação, cultura, meio ambiente e direitos humanos.
Um dos projetos de lei mais impactantes de Maysa Leão foi o que criou o fluxograma da jornada do autista, estabelecendo os procedimentos e os serviços que devem ser oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá para o diagnóstico e tratamento das pessoas com transtorno do espectro autista. Esse projeto virou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público, que colocou o município em um estudo já há dois anos para implementar as medidas previstas na lei.
“Também fiz a Semana Quebrando o Silêncio, que é uma semana de informação dentro das escolas para que as pessoas saibam o que é violência de gênero. A gente pensa que é óbvio, mas quando a gente vai para as escolas, eu tive a oportunidade de ir e de falar com mais de seis mil alunos. A gente começa a entender que as pessoas nem sabem que passam por violência ou que a mãe passa por violência. Por meio dessa semana, que é obrigatória, temos esclarecido mais sobre o assunto”.
Outro projeto importante foi o do cadastro profissional de pessoas com deficiência para ajudá-las a encontrarem emprego e as empresas encontrarem essas pessoas. Outra proposta com impacto na sociedade é sobre o mês Agosto Branco, para debater o câncer de pulmão.
“As pessoas, especialmente os mais jovens, estão fumando cigarros eletrônicos (pods, vaper) como se fosse um brinquedo e, por isso, aumentou muito fortemente o câncer de pulmão. Então, o legislativo precisa olhar a sociedade como ela está hoje e pensar em projetos que possam impactar e buscar soluções aos problemas”.
Maysa Leão diz que se sente feliz com o que conseguiu construir em apenas um ano e acredita que se destacou na Câmara, pautando o tom das sessões e fazendo os colegas se conectarem. Ela também diz que recebeu convites para disputar outros cargos políticos, embora deseje não permanecer no mesmo local, mas de crescer e representar melhor a cidade em outros cargos, a reeleição a vereadora também é uma possibilidade.
“Eu sou cuiabana e entrei para política porque eu sentia que Cuiabá estava abandonada e precisava de representantes. Estou pronta para sonhos maiores desde que eles não tirem a minha jornada do rumo dela. Eu entrei para política pelos que não têm vez e voz, eu não quero perder a minha essência e não quero perder mais do que isso: a minha independência. Eu cheguei até aqui pelos votos, então eu não devo favor para ninguém”.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos