Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

CHEGA DE IMPOSTOS: otelho afirma em MT não tem espaço para discutir aumento de imposto, e que debate na ALMT não passaria

A discussão em cima do aumento dou não do ICMS em Mato Grosso já estava pronta a se tornar uma que deda de braço entre e o poder legislativo e o executivo estadual. Pelo menos foi o que transpareceu após o anúncio em que em alguns estados brasileiros já estavam aprovando leis que poderiam aumentar o valor de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços em até 21% como é em alguns casos. Segundo relatado pelo governador. O que já tinha virado debate na ALMT antes mesmo do executivo apresentar uma lei que pudesse ocorrer o mesmo em Mato Grosso.
Nesta quarta-feira 06.12, circulou nas redes sociais um vídeo do governador afirmando que havia se reunido com a equipe econômica do governo, e ficou decidido que MT não teria aumento de imposto, o que desarmou toda uma oposição já articulada na ALMT para não aprovar uma possível proposta do governo.
Vários deputados já haviam se posicionado contra a possibilidade de um projeto como este passar neste momento pelo crivo dos deputados. Segundo o deputado Botelho o clima não era propício dentro da AL, para o governo apresentar uma proposta como esta. Mas antes disso o deputado Júlio Campos também comentou que se fosse apresentado algo dessa natureza, não passaria na votação entre os deputados. Inclusive se declarou contra.
Botelho respondeu aos jornalistas que avisou o governador que no parlamento não existia ambiente para a discussão do tema.
Para o deputado, os ajustes feitos ainda em 2019, quando foi aumentado a carga tributária do comércio já teve um grande embate. E que dessa vez não seria possível penalizar novamente a população com outro aumento na cobrança do ICMS. E que esse debate iria trazer um grande desgaste ao governo. Uma vez que a Assembleia não iria aprovar um projeto dessa natureza a toque de caixa.
O aumento segundo o governador seria por cinta de um dispositivo para reposição de perdas que os estados vão enfrentar com a aprovação do novo modelo de reforma tributária. E que por conta disso os estados estão se aproveitando para penalizar ainda mais a população. E que para isso, usariam suas cobranças como média os resultados de 2024 a 2028.
A expectativa é que em Mato Grosso assim como em outros estados, o aumento poderia ser de 17% para 19, ou até mesmo 21% como está já acontecendo em outros estados.O projeto com certeza seria polêmico entre o comercio, mas que de qualquer natureza cairia sobre a população de maneira em geral que acaba pagando pelo preço final seja ele nos comércios de serviços ou produtos.
Pelo que disse o deputado, o clima seria de difícil diálogo com a população em geral, e pelo visto os deputados estaduais não estavam dispostos a ter de enfrentar esse clima no atual momento. Diante disso, o governo recuou e anunciou que não aumentaria neste ano de 2023 nenhum imposto.
Para Botelho o estado nesse momento não precisa de dinheiro para que se necessite ou justifique aumento de imposto. “ O estado está com dinheiro, assumiu BR-163, está fazendo o parque Novo Mato Grosso, colocando R$ 500 milhões, tem uma margem muito grande. E nos vivemos num estado que a grande massa de produção é feita para exportação que não paga imposto. Então esse aumento de imposto iria cair em cima do comercio e da população em geral. Então eu vejo que não tem espaço par isso”. Destacou Botelho.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos