Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Código de Defesa do Contribuinte segue para sanção do governo

A proposta é de autoria do deputado estadual Diego Guimarães e foi aprovada por unanimidade na sessão desta quarta-feira (13).
Foi aprovado e segue para sanção do governo do estado o Projeto de Lei Complementar nº 36/2023, que busca garantir a proteção dos direitos e aprimorar as relações entre os contribuintes e o fisco no estado. De autoria do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), o projeto visa a instituição do Código Estadual de Defesa do Contribuinte, que estabelecerá diretrizes e normas para assegurar uma relação justa e transparente entre os contribuintes e o poder público.
Uma das principais propostas contidas no projeto é a simplificação dos procedimentos fiscais, visando reduzir a burocracia e tornar mais ágil o processo de cumprimento das obrigações tributárias. O Código Estadual de Defesa do Contribuinte estabelece que a administração tributária deve adotar medidas para simplificar a legislação, facilitar o acesso a informações e promover a desburocratização dos trâmites fiscais.
Além disso, o projeto prevê a criação de controle de transparência e garantias para os contribuintes, assegurando o direito à ampla defesa e ao contraditório em processos administrativos fiscais. Também são protegidas normas para a prestação de informações claras e acessíveis sobre a legislação tributária, bem como para a divulgação de atos normativos e decisões fiscais.
Outro ponto relevante do Código Estadual de Defesa do Contribuinte é a previsão de medidas para coibir práticas abusivas por parte da administração tributária, como a exigência de informações desnecessárias, a aplicação de descontos sem fundamentação adequada e o excesso de fiscalização. O projeto busca equilibrar o poder fiscalizador do estado com a proteção dos direitos dos contribuintes, estabelecendo limites e garantias para evitar abusos.
Caso seja sancionado, o Código Estadual de Defesa do Contribuinte será uma ferramenta importante para fortalecer a relação entre o fisco e os contribuintes em Mato Grosso, buscando maior transparência, simplificação e equilíbrio nas obrigações tributárias. O projeto agora seguirá o trâmite legislativo, passando por comissões e podendo ser discutido e modificado antes de sua eventual aprovação e implementação.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos