Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Comum no fim de ano, movimento de destralhar é uma autoanálise, diz psicóloga

Confira dicas para se organizar para um 2024 melhor. As faxinas mais pesadas, que incluem análise de papeis, uma boa olhada no guarda-roupa, são cada vez mais comuns no fim de ano. A psicóloga e professora da Estácio Fapan, Francinne Strobel de Souza, explica que este movimento é uma autoanálise, que permite começar o ano com um novo olhar e conseguir espaço, na vida e na própria casa, para a realização de novas metas e sonhos.
“Ao fazermos esse movimento de limpeza estamos seguindo um ritual de reflexão, que vai muito além de colocar a casa no lugar, trata-se de escolher deixar pra trás aquilo que não faz mais sentido, seja um objeto ou algo no campo do subjetivo, envolve pesar os prós e contras do ano que passou, o que queremos levar pro ano que está começando, o que permanecerá na nossa casa”, explica a psicóloga.
De acordo com a professora, qualquer processo organizativo é uma relação entre o interno e o externo. As mudanças externas refletem na forma de ver e se posicionar no mundo e nos grupos sociais, ao mesmo tempo que mudanças internas são visíveis no exterior.
“Existem momentos em que estamos mais propensos a mudanças mais significativas, como no fim do ano. Mas esse processo de limpeza e autoanálise pode e deve ser contínuo, para que a gente enxergue se estamos sendo congruentes com nossas metas e nossos valores iniciais ou se é preciso mudar caminhos. Além disso, ao fazer isso com frequência, podemos visualizar nossas conquistas diárias e comemorá-las, fortalecendo nossa autoestima”, explica Francinne.
Para quem teve um 2023 difícil, mas quer começar 2024 de forma mais leve, a psicóloga e professora dá algumas dicas. Confira:
1. Respire aliviado
2. Comemore suas conquistas e das pessoas que você ama.
3. Faça essa organização externa e interna: destralhe e limpe aquilo que não faz mais sentido pra você seja material ou não.
4. Coloque um ponto final em 2023 e dedique um tempo onde você sente e pense em 2024. Sim, sentar, pensar e escrever sobre isso faz toda a diferença. Reserve esse tempo e vá a um local que você goste, um restaurante ou mesmo sua parte preferida da casa. Escolha uma bebida e uma música que você goste e comece.
5. Elenque e mantenha aquilo que deu muito certo nos anos anteriores e você gostaria de repetir, por exemplo: o convívio com a família e amigos, emprego, cursos e atividades culturais e de lazer.
6. Para novas metas, use a estratégia que você mais se adapta: mural no escritório, rotina da família grudada na geladeira, planner, agenda, agenda de celular.
7. Estabelecido a forma de organizar as metas, defina as de curto, médio e longo prazo.
8. Dedique-se intensamente nas de curto prazo, não deixando as de médio e de longo para trás. É importante lembrar que as metas de curto prazo são os pequenos passos até chegar a uma meta maior.
9. Não se pressione! Os prazos são formas de organização, mas não são sentença! Se preciso for, no decorrer do ano, recalcule rotas e metas.
10. Comemore cada conquista, sozinha e com quem você ama. Mais importante que a chegada é a jornada.
Psicóloga e professora da Estácio Fapan, Francinne Strobel de Souza
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos