Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

ESTADOS UNIDOS: Colorado proíbe Trump de concorrer a presidente no estado

Tribunal decide que republicano não pode participar das primárias locais de seu partido por envolvimento em insurreição. Campanha do bilionário promete recorrer da sentença.Um tribunal do Colorado decidiu nesta sexta-feira (19/12) que o republicano Donald Trump não pode participar nas primárias eleitorais do estado em 2024 por estar "desqualificado" para exercer a presidência dos Estados Unidos.
"A maioria do tribunal considera que o presidente Trump está desqualificado do cargo presidencial ao abrigo da terceira seção da Décima Quarta Emenda da Constituição", diz a decisão do Supremo Tribunal do Colorado.
Constituição dos EUA
"Como ele foi desqualificado, seria um ato errôneo, de acordo com o código eleitoral do estado do Colorado, aparecer como candidato nas eleições primárias presidenciais".
A 14ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que estabeleceu a cidadania e os direitos civis no final do século 19, também proíbe que pessoas que participaram de insurreição concorram a cargos públicos.
A decisão do tribunal deu ganho de causa a uma ação movida por um grupo de eleitores que argumentaram citando a suposta participação do ex-presidente Trump nos acontecimentos que levaram à invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, visando retirá-lo da corrida estadual.
O Colorado realizará suas primárias presidenciais em 5 de março, data conhecida como Superterça.
Trump perdeu no Colorado
Trump perdeu no Colorado por 13 pontos percentuais em 2020 e não precisa do estado para vencer as eleições presidenciais do próximo ano. Mas o perigo para o ex-presidente é que mais tribunais e autoridades eleitorais sigam o exemplo, excluindo Trump dos estados onde ele precisa vencer.
A campanha de Trump à Casa Branca disse que vai apelar da decisão. "Iremos rapidamente apresentar um recurso ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos e um pedido simultâneo para a suspensão desta decisão profundamente antidemocrática", disse em nota o porta-voz da campanha do bilionário, Steven Cheung.
md (AFP, EFE)Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos