Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 30 de dezembro de 2023

Novo presidente do TCE, Sérgio Ricardo mobiliza autoridades para garantir solução urgente para estrada de Chapada

Presidente empossado do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida está mobilizando as principais autoridades do estado, especialistas e a bancada federal para garantir uma solução para os problemas que atingem a MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. O conselheiro destacou que a estrada é um dos principais corredores comerciais do estado e importante via acesso para a população do interior que buscam a Capital.
“A situação é gravíssima. Estamos falando de uma estrada que funciona como um dos maiores corredores comerciais para o desenvolvimento do nosso estado, interligando várias cidades produtoras das regiões Sul e Sudeste. Uma estrada que é a fundamental para deslocamento para cerca de 1,5 milhão de pessoas que moram no seu entorno, em especial para aquelas que precisam buscar a Capital. A população corre risco, vidas estão em jogo. A situação em que a estrada se encontra nos demanda um debate que necessita de convergência e nos impõe união. No mundo moderno não deve haver mais trincheira entre interesse público, social e meio ambiente, é preciso pensar em soluções sustentáveis”, pontuou o novo presidente do TCE para o biênio 2024/2025.
Também presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE, Sérgio Ricardo afirmou que diante dos últimos incidentes na MT-251, já iniciou tratativas com o Governo do Estado, Ministério Público Estadual, deputados estaduais, federais e senadores para uma discussão ampliada que traga ações urgentes e de resultado para toda a sociedade.
“Assim como tivemos sucesso com o Governo Federal e Estadual nas discussões da ferrovia estadual, com a Mesa Técnica, onde o tribunal reúne todos os envolvidos para discutir problemas pontuais no estado, queremos novamente encontrar a melhor solução para essa estrada. Já iniciamos as discussões e vamos, logo na primeira quinzena de janeiro, convocar as autoridades, especialistas, para encontrar um caminho”, enfatizou o conselheiro.
Sérgio Ricardo destacou também a importância da estrada para o desenvolvimento do turismo em toda a região.
“A Salgadeira, que historicamente foi uma das principais áreas de lazer dos cuiabanos, terá nova gestão a partir de 2024. Na semana passada estive reunido com o presidente da Fecomécio, que já me comunicou que no início do ano estão previstas uma série de melhorias e que será instalado ali o Sesc Salgadeira. Todos esses fatores que eu mencionei reforçam a necessidade de buscar a regularidade e solução para a questão do trânsito e do transporte com sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, afirmou.
O conselheiro explicou que há uma gama de exemplos positivos dessa união ao redor do mundo e que devem ser observados por Mato Grosso.
“Parques nos EUA possuem estradas que cortam seus limites, estradas duplicadas com 2 ou 3 faixas de cada lado, com passagens de fauna, bases operacionais de gestão ambiental, combate a incêndios florestais, entre outros e, aqui, estamos padecendo por falta de entendimento na infraestrutura e na gestão ambiental.”
Para o conselheiro, só será possível aproximar a população da natureza com bons serviços, infraestrutura adequada e recursos financeiros. “A estrada de Chapada dos Guimarães pode ser inovadora no país. Pode ser a primeira a gerar recursos para sua própria manutenção e até mesmo ajudar ao próprio parque, como um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Seria uma grande parceria entre o Governo Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Governo do Estado.”
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos