Rui Mingas, músico, coautor do hino nacional de Angola e ex-ministro dos Desportos, morreu hoje em Lisboa vítima de doença prolongada. Natural de Luanda, Rui Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas, que nasceu em 12 de maio de 1939, distinguiu-se, na juventude, no atletismo, designadamente nas especialidades de salto em altura e 11 metros barreiras. Militante ativo do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Rui Mingas desempenhou os cargos de deputado e foi ministro dos Desportos.Como músico, compôs poemas dos poetas angolanos Viriato da Cruz, Agostinho Neto – primeiro Presidente de Angola -, Mário António e António Jacinto. Foi coautor com Manuel Rui Monteiro de "Angola Avante", o hino de Angola.
Da sua obra discográfica destacam-se "Cantiga por Luciana”, "Poema da farra”, "Makezu”, "Muadiakimi”, "Birin birin”, "Monagambé”, "Adeus à hora da partida” e "Meninos do Huambo”.
"Um dos mais ilustres filhos do país"
A embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, considera Rui Mingas como "um dos mais ilustres filhos" do país.
"Nesta hora de dor e luto, endereço em meu nome pessoal, no da minha família e no de todos quantos trabalham na Embaixada da República de Angola na República Portuguesa, as minhas condolências na certeza de que o nosso País perdeu um dos seus mais ilustres filhos e na esperança de que o seu exemplo de distinto nacionalista inspire as atuais gerações na criação de uma Angola unida, próspera e cada vez melhor para todos nós", lê-se na nota de pesar endereçada à família.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário