Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Em retaliação a reportagem, presidente mexicano divulga número de telefone de jornalista do NY Times

Conhecido por sua retórica anti-imprensa, Andrés Manuel López Obrador (AMLO), presidente mexicano desde 2018, divulgou esta semana o número do celular de Natalie Kitroeff, chefe da sucursal do New York Times para México, América Central e Caribe, em retaliação à apuração de uma matéria pela equipe da jornalista.
O caso teria ocorrido após repórteres enviarem a assessores do político um questionário com perguntas relativas a um suposto monitoramento, por autoridades dos Estados Unidos, de ligações telefônicas entre aliados de AMLO e grandes traficantes de drogas que atuam no México. Tais assessores teriam recebido dinheiro de cartéis de narcotráfico.Procurado pelo New York Times, AMLO classificou a história como completamente falsa. Além disso, em uma de suas "mañaneras", como são chamadas as entrevistas coletivas que ele concede todas as manhãs, o presidente mexicano, após acusar Natalie de ameaçá-lo, divulgou seu número de telefone.
Proteção de dados
Uma agência mexicana da área de proteção de dados pessoais abriu uma investigação do caso. Especialistas afirmam que o vazamento do número de telefone da jornalista viola a lei mexicana. Se considerado culpado, AMLO pode ser multado.
Em nota o New York Times classificou o episódio como "preocupante e inaceitável", especialmente em um momento no qual as ameaças a jornalistas têm crescido.
Presidente do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) no México, Jan-Albert Hootsen acusou AMLO de colocar em risco a equipe do New York Times que atua no país.
Não é de hoje que o México é um dos lugares mais perigosos do mundo para o exercício do jornalismo. Desde 2000, quase 150 assassinatos de profissionais da imprensa ocorreram no país. Em seu ranking de liberdade de imprensa, a Repórteres Sem Fronteiras coloca o México em 128º lugar. O levantamento abarca no total 180 países.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos