Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 7 de março de 2024

CST da Cultura receberá minutas dos segmentos no dia 15 de março; entenda

O compilado dessas demandas subsidiará a criação da Leia Orgânica da Cultura. A primeira versão da nova lei será apresentada na reunião da CST, pré-agendada para 4 de abril na ALMT.
A Câmara Setorial Temática da Cultura segue atuante até o próximo mês de julho, quando completa doze meses de atividades. O objetivo é elaborar uma nova lei criada a partir das demandas da classe. Atualmente a CST da Cultura está organizada em oito grupos de trabalho que representam todos os segmentos culturais. A secretária da CST da Cultura, Fernanda Amorim, destaca que, em geral, os GTs estão bem estruturados e com objetivos bem definidos, cada qual na sua área de atuação específica.
“Toda colaboração é bem-vinda, quanto mais representantes do setor cultural, melhor. Por isso, não deixe de participar. Compartilhe suas opiniões e anseios, essa é a melhor forma de construirmos juntos políticas públicas poderosas. Sugestões sobre políticas afirmativas também são muito bem-vindas, para isso criamos um formulário especial dedicado a essa pauta”, destaca Fernanda.
Acesse o formulário de Políticas Afirmativas (em breve).
“Ações afirmativas são essenciais, são políticas sociais de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero, para promover a participação de minorias no processo político”, explica.
É preciso salientar que o prazo para a entrega das minutas de cada um dos oito grupos de trabalho está programado para o próximo dia 15 de março e que o compilado dessas demandas subsidiará o setor jurídico para a criação da nova leia. A primeira versão dessa nova lei será apresentada na próxima reunião da CST da Cultura, pré-agendada para o dia 4 de abril, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
“São essas minutas que apresentarão as demandas, necessidades, ajustes que a lei precisa ter para contemplar cada um dos segmentos, hoje organizados em grupos de trabalho”, explica Fernanda.
Os grupos de trabalho pertencentes a CST da Cultura são: GT Multicultural, dedicado às artes visuais, música, hip-hop, capoeira, viola de cocho, teatro e produção cultural, artes cênicas, culturas populares e temas em aberto; Transversalidade da Cultura; Escritor, Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca; Audiovisual; Políticas Afirmativas; Conselho Estadual de Cultura e CIB; Patrimônio histórico; e Indústrias Criativas.
Para o deputado Beto Dois a Um, a CST já deu alguns passos importantes para que sejam identificadas as demandas dos mais variados segmentos da cultura.
“Temos representantes de todos os segmentos e vindos de todas as regiões de Mato Grosso. Esses primeiros seis meses da CST da Cultura já apontam o ponto de virada, uma grande mudança na forma de pensar políticas públicas para a cultura em Mato Grosso. Estamos construindo juntos novos caminhos”, conclui o parlamentar.
Para além da CST da Cultura
No mês de fevereiro o deputado Beto Dois a Um levantou as assinaturas necessárias para a criação da Frente Parlamentar da Cultura, que deve ser formalizada nos próximos meses. Das oito assinaturas necessárias o parlamentar conseguiu 15.
“Estamos realizando grande trabalho para amadurecer o debate dentro do Legislativo e estou imensamente feliz por chegarmos nesse momento em que conseguimos propor a Frente Parlamentar da Cultura com tanta adesão. Isso só é possível porque existe gente disposta e competente atuando na Câmara Setorial Temática. Foi nesse espaço que produtores culturais das mais diversas áreas tiveram suas vozes amplificadas e vamos ter muitas conquistas ainda, fruto desse trabalho”, explicou.
Para ser criada, a Frente ainda precisa passar pelo rito interno na Assembleia. Ou seja, ser aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e passar pelo crivo do plenário.
Atualmente, o Regimento Interno da ALMT prevê a existência de 10 Frentes Parlamentares que atuam durante o período de 2 anos. A Frente da Cultura é a 8ª na fila para ser instalada, conforme forem encerrando as que estão em atividade, e a previsão é de que isso ocorra ainda 2024.
Link para o formulário:
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos