Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 18 de abril de 2024

RECONHECIMENTO EXCEPCIONAL: Cuiabano recebe a maior distinção acadêmica na Universidade de São Paulo (USP)

O engenheiro eletricista e professor da UFMT, Danilo Ferreira de Souza, recebeu a honraria durante a apresentação de seu doutoramento.
O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Danilo Ferreira de Souza, recebeu este mês de abril o maior grau de distinção acadêmica, o Summa Cum Laude, em apresentação de pesquisa de doutorado para o comitê avaliador na Universidade de São Paulo (USP). Menos de 5% dos pesquisadores recebem distinção, e no caso da Summa Cum Laude, o número costuma ser menor que 1% do total de titulados.
A pesquisa realizada e prestigiada propõe técnicas para aumentar a eficiência de sistemas acionados por motores elétricos, com preocupações desde a produção dos motores elétricos, passando pela etapa de uso, e analisando a manutenção e o descarte ou a reciclagem dos equipamentos. A tese defendida pelo professor foi escrita em inglês, e é composta pelos artigos científicos publicados nas revistas ao longo dos anos de pesquisa no doutoramento, cujo título é - “A contribution to energy efficiency in motor-driven systems”.
Para Danilo a honraria representa uma conquista coletiva de todos que somaram esforços pelo desenvolvimento da pesquisa. Dos supervisores, os colegas coautores das publicações, o suporte de realização na pesquisa, os trabalhadores da pós graduação em Energia da USP, sua família e os colegas da UFMT. Também a universidade de São Paulo e de Coimbra que o apoiaram com toda a infraestrutura e com o suporte financeiro para a realização das pesquisas.
Danilo é o primeiro doutor em sua família e sempre foi estudante de escola pública, concluindo o ensino médio no Instituto Federal de Mato Grosso e se graduando em Engenharia Elétrica pela UFMT, declara que isso faz parte do seu desenvolvimento. “Trabalhar em uma Universidade Pública é uma forma que vejo de tentar devolver um pouco da formação que tive, sempre nas instituições públicas. Não só em Mato Grosso, mas também na UFRJ, na USP e na Universidade de Coimbra em Portugal, que são todas instituições públicas e estão entre as melhores universidades do mundo”, completa o professor.
De volta às salas de aula, o novo doutor tem expectativas de continuar escrevendo seus livros e se dedicar ao ensino, à divulgação de conhecimentos através da extensão universitária. No que diz respeito a pesquisas, Danilo pensa em continuar os trabalhos na Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, no NIEPE/UFMT - Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético, no CPLEN/USP - Centro de Análise, Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Energéticos, no DESEME/USP – Grupo de Desempenho e Segurança de Equipamentos e Materiais Elétricos - USP, no CENDAT/USP - Grupo de Descargas Atmosféricas e Alta Tensão e no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR/UC). Além disso, o doutoramento abriu portas para diversas possibilidades de parcerias para pesquisas com colegas em outros países.
Sobre a honraria:
O termo "cum laude" é parte do sistema de honrarias em latim, utilizado em diversos países para indicar o nível de distinção com que um grau acadêmico foi conquistado.
Existem três variações que simbolizam níveis progressivamente mais altos de distinção acadêmica são eles: "Cum Laude" (com honra), que reconhece um elevado nível acadêmico de destaque; "Magna Cum Laude" (com grandes honras), concedida a pesquisadores de excepcional desempenho acadêmico; e "Summa Cum Laude" (com a maior das honras), que representa a mais alta distinção, reservada para casos de extrema excepcionalidade, particularmente em formação de último nível (doutorado).
Essas distinções existem para prestigiar o comprometimento e a excelência acadêmica de pesquisadores.
Da assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos