Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 30 de abril de 2024

Sessão especial em homenagem aos profissionais da dança do Estado de Mato Grosso

Um dia após o encerramento das atividades da 16ª Mostra de Dança de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu profissionais do segmento para uma noite de homenagens. Mais de 70 moções de aplausos foram entregues na segunda-feira (29), durante sessão especial requerida pelo deputado Beto Dois a Um (PSB).
Segundo o parlamentar, além de festejar aqueles que dedicam a vida a essa expressão artística, a solenidade foi uma forma de destacar os avanços do setor. “Nosso estado tem cada vez mais escolas de dança, festivais, participações em eventos dentro e fora do país. Estamos aqui para reconhecer todo um trabalho que vem sendo construído ao longo de anos”, disse o deputado.
O produtor cultural Kelson Panosso, diretor da Companhia das Artes e Associados (Cidarta), começou a dançar em 1981 e fez toda a sua formação em Cuiabá. Depois de viajar o mundo como bailarino, ele decidiu se dedicar ao ensino de novos profissionais. “É gratificante estar aqui porque a dança, na minha história e de muitas pessoas, foi porta de entrada para as artes, meio de obter conhecimento, cultura e mudança de vida”, afirmou Kelson.
Sandra Furtado, uma das homenageadas durante a sessão, presencia as transformações que a dança é capaz de proporcionar a mais de 600 pessoas, especialmente crianças e jovens, matriculadas nos cursos da Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste. As atividades são gratuitas, divididas em quatro polos e têm servido de modelo para outros municípios.
O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Neves, participou da solenidade e destacou os incentivos realizados pelo Governo para fomento de ações em benefício da dança e de outras expressões artísticas, com objetivo de aproximar os artistas do público e diversificar as produções culturais.
“Precisamos aproveitar os talentos e potencialidades da nossa gente. Mato Grosso dá aula de diversidade; aqui temos grupos de dança clássica, contemporânea, centros que difundem danças tradicionais, como os centros de tradições gaúchas, nordestinas e da cultura afro-brasileira. Atualmente, promovemos um importante festival de quadrilhas juninas, o Festrilha. Já começaram os trabalhos para organizar a próxima edição da Mostra de Dança de Mato Grosso. Enfim, são alguns exemplos e eles atestam essa diversidade”, explicou o secretário.
Dia Estadual da Dança – A Lei n° 8.479/2006, de autoria do ex-deputado estadual Carlos Brito, instituiu o Dia Estadual da Dança em Mato Grosso, que segue a data da comemoração mundial (29 de abril), definida pela Organização das Nações Unidos para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) por ser o dia de nascimento do francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), bailarino e professor de balé.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos