Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 8 de maio de 2024

COMBATE AO FEMINICÍDIO: CCJR aprova PL voltados às mulheres vítimas de violência doméstica na ALMT

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) analisou 41 projetos de lei em reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (07). Entre as matérias que receberam parecer favorável, o Projeto de Lei (PL) nº 1059/23, de autoria do deputado Fábio Tardin (PSB), dispõe sobre o funcionamento ininterrupto, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das delegacias de polícia especializadas de defesa da mulher em Mato Grosso.
Já o Projeto de Lei nº 1469/ 2023, de autoria do deputado Dr. Eugênio (PSB), também teve parecer favorável. O PL prevê a obrigatoriedade de abrigo em hotéis da rede privada às mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos. A regra é válida durante o período em que a mulher estiver em vulnerabilidade social. De acordo com o presidente da CCJR, deputado Júlio Campos (União), Mato Grosso está entre os estados com o maior número de feminicídios do país, por isso a importância de aprovar projetos voltados à proteção e segurança das mulheres vítimas de agressão.
“Dois projetos importantes foram aprovados hoje, com a constitucionalidade voltada à segurança e proteção das mulheres. O primeiro vai propiciar o atendimento às mulheres nas delegacias especializadas com plantão permanente de 24 horas, nos feriados, sábados e domingos. Porque muitos crimes ocorrem nos finais de semana e o expediente de segunda a sexta-feira acaba que não é o suficiente. E também para garantir que essa mulher agredida possa ter um local seguro para se hospedar, durante o processo de investigação do atentado”, explicou o deputado.
Os membros da CCJR também aprovaram, em redação final, o PL nº 313/24, de autoria do Poder Executivo, que obriga o uso de uniforme escolar nas unidades de ensino da rede estadual de educação.
“A gente acompanhou essa história dos uniformes, e ficamos horrorizados de ver o que ocorreu algum tempo atrás, não só em Cuiabá, em várias escolas, como também em algumas cidades do interior do estado. Os estudantes jogando fora o uniforme escolar de alta qualidade, com condição de ser muito bem usado. E a partir de agora, o governo de Mato Grosso, com a aprovação da lei da Assembleia Legislativa, está realmente obrigando os estudantes da rede estadual de ensino a usarem uniforme”, destacou o presidente da CCJR.
Com o parecer favorável da CCJR, o PL nº 29/24, também do Poder Executivo, tem como objetivo possibilitar a doação da área de imóvel de domínio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), para abrigar o campus universitário de Barra do Bugres.
“O governo do estado de Mato Grosso pediu autorização para que o campus, que hoje é ocupado pela Unemat em Barra do Bugres, seja transferido para o patrimônio da universidade, que é um orgulho para nós, seus cerca de 18 mil estudantes espalhados por todo Mato Grosso”, finalizou Júlio Campos.
Assessoria/Caminho Político
Edição:Ana Chalub
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos