Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 25 de maio de 2024

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Pequenos agricultores convidam Botelho para conhecer comunidade

Acesso a água potável e estradas estão entre as principais reivindicações. Defensor de ações que fomentem a agricultura familiar, o deputado Eduardo Botelho, recebeu em seu gabinete João Querino Filho, presidente da Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Serra das Laranjeiras, de Cuiabá, nesta quinta-feira (23). Botelho foi convidado para visitar a comunidade, que fica nas proximidades do distrito Aguaçu, no próximo dia 1º, para conhecer a produção sustentável desenvolvida pelas 40 famílias que residem no local.O convite foi feito por intermédio da vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar, que acompanhou a visita na ALMT, junto com a secretária da associação Iliete Soutinski. Oportunidade em que apresentaram a Botelho alguns produtos orgânicos: doce de leite, queijo, mel, licor de Jenipapo, abóbora e mandioca.João Querino destacou a importância do apoio do poder público para melhorar a região. Disse que a dificuldade ao acesso a água potável emperra o aumento da produção. E sugeriu a realização de estudos do solo para verificar as possibilidades da perfuração de poços artesianos ou construção de represa. “Temos uma nascente e é importante essa análise, para que os estudos nos mostrem se é possível represar a água ou perfurar poços para melhorar as condições da nossa gente, tudo de forma sustentável”, disse o pequeno produtor de mel.
Outra demanda, conforme reforçou a Iliete Soutinski, é a manutenção e pavimentação das estradas. Ela pediu investimentos para a infraestrutura, citou o asfalto que chegou na comunidade vizinha Aguaçu, por meio de uma articulação do deputado Botelho. “Estamos contentes com o asfalto no Aguaçu e defendemos que os 15 quilômetros que nos separam – do Aguaçu à Serra das Laranjeiras - também recebam esse tipo de investimento para facilitar o escoamento da nossa produção”, comentou a secretária, ao destacar a produção que vai do azeite de mamona até a pitaia.
Feliz com o convite, Botelho falou sobre o estímulo à produção de bananas e de café em Mato Grosso. Ele se referiu ao Programa MT Produtivo Café, em que o governo incentiva a expansão da cultura do café, a partir da entrega de mudas e da distribuição de kits de irrigação para agricultores familiares. Também mencionou o grande programa de poços artesianos nas comunidades de grande alcance social.
“Fizemos o convite e vamos apresentar a comunidade para que o deputado conheça o trabalho sustentável desses pequenos agricultores”, destacou a vereadora, acompanhada do assessor Anderson Barbosa Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos