Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 15 de maio de 2024

DESTAQUE: Entidades se unem no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Neste mês especialmente dedicado à proteção das crianças e dos adolescentes, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e parceiros estão empenhados em mobilizar os municípios a ampliarem a rede de proteção e acolhimento aos menores em todo o estado. As alternativas para fomentar o engajamento das prefeituras em ações que garantam a defesa dos direitos das crianças e adolescentes foram o tema de uma live realizada nesta terça-feira (14), com a participação da AMM, do Ministério Público, do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social – Coegemas, da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso – APDM, da Associação dos Conselhos Tutelares de Mato Grosso e da Coordenadoria de Políticas para Mulheres e Vulneráveis da Polícia Civil.
Durante a reunião remota, acompanhada por representantes de 87 municípios, as entidades defenderam uma maior participação do poder público e da sociedade em ações que garantam os direitos assegurados constitucionalmente e frequentemente negligenciados em Mato Grosso e em todo o país.
Um dos objetivos da reunião foi orientar os municípios sobre ações que devem ser devolvidas no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que a participação dos municípios é fundamental para o sucesso da campanha. “A proteção das crianças e dos adolescentes deve ser um compromisso inegociável de todos os gestores públicos. No dia 18 de maio é importante realizar ações que despertem e conscientizem a sociedade sobre a importância do engajamento conjunto para que possamos eliminar as ocorrências de abusos e desrespeito aos mais vulneráveis”, frisou.
Conforme dados apresentados pela coordenadora de Políticas para Mulheres e Vulneráveis da Polícia Civil, Jannira Laranjeira, somente de janeiro a abril de 2024, houve 3.204 ocorrências envolvendo vítimas de zero a 17 anos em Mato Grosso. A coordenadora defendeu que a atenção ao tema não deve se restringir ao mês de maio e que é preciso ampliar a capacitação dos profissionais que acolhem as vítimas de abusos e exploração. “O principal é fortalecer os profissionais que compõem a rede de proteção para que se sintam capazes de acolher com a escuta especializada”, ressaltou.Conforme Jannira, as principais ocorrências contra a infância se concentram em lesão corporal, ameaças, abandono de incapaz, entre outros. Ela também alertou que o maior índice de violência ocorre dentro de casa, mas também acontece na rua, na escola, na creche e pela internet.
O procurador de Justiça do Ministério Público, Paulo Prado, também reforçou a importância de realizar ações de conscientização no dia 18 de maio. “Nessa data os municípios podem organizar ações na praça, no semáforo, nas escolas. O importante é não deixar passar em branco. Os agressores precisam saber que estamos fortes e unidos”, ressaltou.
Prado ressaltou que as prefeituras devem ter equipes multidisciplinares para acolher as vítimas e fazer o encaminhamento necessário. O procurador também alertou para a necessidade de fortalecimento e valorização dos conselhos tutelares, que devem receber uma maior atenção, considerando que desempenham papel fundamental na rede de proteção.
A reunião também contou a participação das presidentes do Coegemas, Jucélia Ferro, da APDM, Scheila Pedroso, e do presidente da Associação dos Conselhos Tutelares de Mato Grosso, Nelson Farias, que destacaram a importância do engajamento e comprometimento coletivo nessa causa social.
A AMM e as demais instituições vão intensificar a mobilização dos gestores, esta semana, para garantir a adesão e 100% dos municípios nas ações do dia 18 de maio e em todos os dias do ano para garantir a proteção das crianças e adolescentes no estado.
AMM/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos