Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 8 de maio de 2024

SER FAMÍLIA INDÍGENA: Madrinha dos povos originários, primeira-dama de MT entrega nova unidade escolar indígena em General Carneiro

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o secretário de Estado de Educação (Seduc), Alan Porto, inauguraram, nesta terça-feira (07.05), a Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus, localizada na Aldeia Meruri, em General Carneiro.
Virginia Mendes foi responsável por articular na Seduc a reforma completa da unidade, através do programa SER Família Indígena. A escola foi 100% revitalizada e equipada com tecnologia e mobiliário completo.
O investimento foi de R$ 4,2 milhões do Governo do Estado. Atualmente, a escola conta com 131 alunos matriculados.
Na inauguração, Virginia Mendes foi recebida na aldeia Meruri pelo cacique Osmar Aroenoguaijiwu e sua esposa, Elitânia Leandro Araru Ekureudo; pelo prefeito de General Carneiro, Marcelo Aquino, acompanhado da primeira-dama Ana Flávia Aquino, pelos alunos, moradores da comunidade e outras autoridades que participaram da cerimônia.A primeira-dama Virginia Mendes contou que, quando conheceu a unidade, ficou inquieta com as condições.
“Quando o padre Andelson me trouxe para ver como estava esta escola, imediatamente entrei em contato com o secretário Alan e ele prontamente nos atendeu, colocando sua equipe de projeto para agilizar, e não demorou muito até que a obra começasse”, afirmou.
“Estou muito feliz com esta entrega. As crianças e os adolescentes merecem esse espaço. Tenho certeza de que eles terão mais disposição para estudar, porque agora têm muito mais motivação”, ratificou a primeira-dama do Estado.
Virginia Mendes também foi recepcionada por três padres: o 19º inspetor e presidente da Missão Salesiana de MT, padre Ricardo Carlos; o padre Salesiano Andelson Dias e o padre responsável pela missão na aldeia Meruri, Ângelo César.
O inspetor, padre Ricardo Carlos, agradeceu pela entrega da nova escola e falou do amor que a primeira-dama Virginia Mendes dedica às causas dos povos indígenas.
“Primeira-dama Virginia Mendes, obrigado por esse presente, e se tem algo mais expressivo que o amor é a educação. A senhora dedica a esta causa com amor, por meio da fé se recuperou e tem se doado às causas dos povos indígenas e por todas as pessoas que precisam. Se queremos o bem das pessoas, precisamos oferecer educação”, disse o padre Ricardo Carlos.
Durante nove anos, o padre salesiano Andelson Dias se dedicou à missão indígena na aldeia Meruri. Atualmente, ele está em Campo Grande (MS) e fez questão de estar na entrega da nova unidade escolar.
“Meu coração está transbordando de alegria e quero agradecer a Deus, porque Ele é muito bom e ama os povos indígenas. Minha gratidão à nossa querida primeira-dama Virginia Mendes. Nós sabemos de todas as suas lutas com a sua saúde, e mesmo assim a senhora continua de pé com toda fé, servindo os povos originários. A senhora disse que aqui seria a escola mais bonita, e a promessa foi entregue para esta comunidade, uma das escolas mais lindas do nosso Estado”, destacou o padre.
A missão salesiana na aldeia Meruri é dirigida pelo missionário padre Ângelo César Cenerino. Ele destacou a data como um dia histórico. “Esse dia vai ficar marcado na história de Meruri. Esta é uma escola que pode ser considerada modelo para todo o estado e que demonstra o carinho que este Governo tem para com o povo indígena. Dona Virginia, gratidão por ser uma madrinha presente na vida dos povos indígenas”, agradeceu o padre.
Alan Porto ressaltou a dedicação e a missão que a primeira-dama de Mato Grosso e o governador Mauro Mendes receberam ao se dedicarem ao Estado.
“Hoje é um dia de celebração. Dona Virginia, a senhora e o governador Mauro Mendes receberam a missão de serem luz e sal para essa terra. A senhora, como madrinha dos povos indígenas, trouxe luz para o ambiente que estava escuro, desassistido pelo poder público, mas a senhora se colocou totalmente à disposição, e nós estamos vendo os resultados”, destacou o secretário de Educação do Estado.
Para o prefeito Marcelo Aquino, a primeira-dama Virginia Mendes pode ser considerada mãe dos povos originários. “A dona Virginia é mais que uma madrinha, ela é mãe dos povos indígenas de Mato Grosso, um exemplo para todo o país. Há 70 anos, meu pai estudou nesta escola, ver o que ela se tornou é motivo de muito orgulho. A nossa gestão tem muitos motivos para agradecer por tudo o que o governador Mauro Mendes e a senhora têm se dedicado à nossa região”, reconheceu o prefeito.
Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Max Russi pontuou o investimento do Governo do Estado na educação, com o olhar atento da primeira-dama Virginia Mendes.
“Este Governo tem mostrado que é possível fazer mais e melhor, a estrutura desta escola tem o mesmo investimento que uma escola da capital, com uma estrutura física atraente. Nós temos a felicidade de ter uma primeira-dama de Estado que gosta dos povos indígenas, nós nunca tivemos isso em Mato Grosso”, declarou o parlamentar.
“Estamos felizes com a presença da nossa madrinha. Hoje é um momento para os nossos alunos comemorarem, porque temos a estrutura que sonhamos e que vai alavancar ainda mais o ensino para aqueles alunos que sonham em entrar em uma faculdade”, pontuou o cacique geral, Osmar Aroenoguaijiwu.
Além da cerimônia de entrega da unidade escolar indígena, a comunidade também recebeu ações do programa SER Família Indígena com as entregas de 200 cestas de alimentos; 200 kits de higiene e limpeza; 200 bolas e 200 kits de doces para as crianças.
Participaram do evento a secretária de Estado de Assistência e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho; o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, e a primeira-dama Leila Batista; a primeira-dama de Pontal do Araguaia, Adriana Lopo; o comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Arides; o secretário-adjunto de Infraestrutura da Seduc, Rafael Pereira; o superintendente de Assuntos Indígenas da Setasc, Agnaldo Santos; a diretora da unidade escolar da aldeia, Adelina Ikuietaga; o representante do Conselho Indígena de Mato Grosso, Lauro Lopes Leandro Pariko; vereadores e secretários municipais.
Assessoria/Caminho Político
Edição:Ana Chalub
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos