Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 27 de junho de 2024

AGRICULTURA FAMILIAR: Botelho visita Serra das Laranjeiras e constata falta d´água e estradas sem manutenção*

Pequenos produtores da baixada cuiabana reivindicam apoio da ALMT para viabilizar melhorias.
Pequenos produtores da agricultura familiar reivindicaram apoio ao deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), principal defensor das ações que fomentem a economia do setor. Botelho esteve neste mês, na comunidade rural Serra das Laranjeiras, no distrito Aguaçu e detectou as dificuldades que os agricultores enfrentam como falta de água potável, manutenção das estradas e sinal de internet.
Defensor da agricultura familiar, Botelho descreveu a luta na ALMT pelo setor e anunciou a entrega de mudas de banana, mais resistentes para ajudar os produtores. “Desde que entrei na Assembleia Legislativa tenho ajudado as comunidades e agora todos os deputados estão apoiando com emendas de bancadas para aquisição de equipamentos, distribuição de calcário e alevinos”, diz o deputado.
De acordo com Botelho, um projeto para produzir mudas de banana, mais resistente à insetos e outros problemas está em andamento. “Já temos cem mil mudas para distribuir. Além de produzir mais rápido. As mudas de café também serão doadas para alavancar a produção da baixada cuiabana”, ressalta o parlamentar. O trabalho desenvolvido de regularização fundiária em 41 municípios em parceria com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Tribunal de Justiça, Defensoria, Ministério Público e os cartórios foi lembrado. “Esse trabalho viabiliza a agricultura em Cuiabá, baixada cuiabana e no Estado. Fizemos emenda de bancada para construção de poços artesianos, já são mais de 500. Aqui, na [Serra das Laranjeiras], já entregamos máquinas, iluminação e vamos continuar investindo na perfuração de poços artesianos”, garantiu Botelho, que fez a visita acompanhado da vereadora Michelly Alencar.
Falta de irrigação
Iliete Soupinski, é secretária da Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Serra das Laranjeiras. Ela informou que as 40 famílias que residem na região têm terreno para plantar, mas dependem da irrigação. Além da água potável, pedem projetos para captar água da chuva através de barragens e represas sustentáveis. Melhorar o sistema de irrigação das lavouras da agricultura familiar é a meta da comunidade.
“Todos ficamos felizes com a visita do deputado na nossa comunidade. Ele disse que vai indicar a instalação de poços artesianos junto a Metamat [Companhia Mato-grossense de Mineração] para nos atender”, afirmou Iliete, ao questionar a falta de manutenção das estradas que dificulta o escoamento da produção de mandioca, banana e outros produtos.
O transporte escolar dos alunos de diversas comunidades vizinhas é um outro problema. É o que conta Carmem Lúcia Mendes Leite, presidente da Associação de Mulheres da Comunidade Terra Vermelha e Circunvizinhas: Bocaiuval, Monjolo, Santa Luzia, Mata Dentro e Assentamento Casulo. Para essas comunidades rurais, Botelho viabilizou trator, grade e iluminação pública.
“Pedimos a manutenção das estradas e o projeto de abastecimento de água, com a perfuração de poços, cisternas ou represas. Somos pequenos produtores e não conseguimos plantar nada sem água. Além disso, esclarecemos sobre a dificuldade da linha escolar para buscar as crianças devido as péssimas condições das estradas. Também precisamos de barracas para expor nossos produtos nas feiras da zona rural e academia ao ar livre. Estamos gratos e confiantes de que o deputado vai fazer muito mais pela agricultura familiar”, mencionou Carmen Lúcia.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos