A prefeita Eliene Liberato Dias reconheceu a importância de Cáceres sediar o evento "Rota de Integração Brasil, Ásia e Mercado Andino", destacando a participação de autoridades como Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, e Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional. O evento que aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), no auditório do IFMT, também contou com a presença de diversas autoridades bolivianas, incluindo o embaixador da Bolívia no Brasil, Horácio Villegas Pardo.
Eliene destacou a posição geográfica estratégica de Cáceres e o papel fundamental que os municípios da faixa de fronteira Brasil/Bolívia desempenham na integração sul-americana. A prefeita elogiou o esforço conjunto dos ministros Fávaro, Tebet e Góes para fortalecer as relações e impulsionar o desenvolvimento regional. "Hoje é um dia histórico para Cáceres, receber três ministros de estado para apresentar novas rotas de transporte, diminuindo distâncias, custos e integrando o Brasil com o mercado asiático, é motivo de esperança", enalteceu.
A prefeita agradeceu os ministros, em especial o senador licenciado Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, por representar tão bem os interesses de Mato Grosso, um estado que é um dos pilares do agronegócio brasileiro, e por sua gestão frente ao MAPA. Eliene enfatizou a necessidade de apoio dos ministros, também para o funcionamento da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres, que já tem quatro empresas em processo de análise pelo Conselho Nacional das ZPEs.
Em seu pronunciamento, o ministro Carlos Fávaro anunciou que essas empresas serão vistoriadas nos próximos dias. "As quatro empresas que solicitaram já terão vistorias do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) no dia 3 de julho. E na próxima assembleia das ZPEs brasileiras, esse assunto será deliberado", informou o ministro.
Fávaro apresentou números e dados sobre o crescimento do setor agropecuário no Brasil e a abertura de novos mercados no governo do presidente Lula. "Em 18 meses, o governo federal abriu 147 novos mercados para produtos brasileiros da agropecuária. 51 países que não tinham relações comerciais com os produtos da agropecuária, hoje estão disponíveis e fazendo negócios com o Brasil, um exemplo disso é Israel que está importando frango do nosso país", destacou.
O evento marcou um passo significativo para Cáceres, consolidando sua posição como um polo estratégico na integração e desenvolvimento regional, além de fortalecer as relações comerciais e abrir novas oportunidades econômicas para a região e para o Brasil como um todo.
Esdras Crepaldi/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário