Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 26 de junho de 2024

COMBATE AOS INCÊNDIOS: "Bombeiro de MT é o mais capacitado para atuar no Pantanal porque conhece a realidade do bioma", afirma deputado Carlos Avallone

Os bombeiros de Mato Grosso são os mais capacitados para atuar no enfrentamento aos incêndios no Pantanal porque conhecem a realidade do bioma. A afirmação foi feita pelo deputado Carlos Avallone, que preside a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na sessão desta quarta-feira (26.06).
“É preciso ter noção do que é o Pantanal. Esse combate no Pantanal é outra história. O bombeiro de Mato Grosso é o mais capacitado para atuar no Pantanal, porque ele conhece a realidade do Pantanal, que é completamente diferente de tudo que as pessoas já viram”, afirmou o parlamentar.
Avallone destacou que o Governo do Estado adotou todas as medidas necessárias para a prevenção e combate aos incêndios no Pantanal, neste ano. O deputado contou que reuniões e audiências públicas foram realizadas desde o ano passado com Legislativo, Executivos Estadual e Federal, ONGs, e sociedade organizada para tratar das ações a serem realizadas este ano e, com isso, prevenir e minimizar os efeitos do fogo na região.
Ele lembrou das capacitações feitas pelos bombeiros aos funcionários e proprietários das fazendas, indígenas, donos de pousadas e ribeirinhos. Em todo Estado, 1,4 mil pessoas foram capacitadas para o combate aos incêndios, sendo cerca de 800 somente no Pantanal.
“Mato Grosso nunca esteve tão preparado para o combate aos incêndios do Pantanal como está este ano. O governo adotou todas as medidas necessárias. Os incêndios são inevitáveis, mas tudo está sendo feito para minimizar os efeitos”, afirmou ele, reforçando que este ano a atenção de todos deve ser redobrada, uma vez que a seca severa no Estado irá permanecer pelos próximos meses.
O parlamentar citou a perfuração de cinco poços artesianos na Transpantaneira, principal via de acesso ao Pantanal mato-grossense, criando corixos para os animais e para que os bombeiros tenham onde captar água para combater incêndios.
“Além disso, equipes da Sinfra [Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística] estão na região ampliando as pistas de pouso, que vão auxiliar o pouso e decolagem das aeronaves de combate aos incêndios. Os aceiros estão sendo alargados e as estradas vicinais estão passando por limpeza. Tudo isso para conter o fogo e facilitar o acesso dos bombeiros aos locais”, pontuou ele, explicando ainda que na Transpantaneira são 450 km de estradas vicinais sendo limpas e abertas e em Barão de Melgaço mais de 350 km.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos