Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 20 de junho de 2024

ESCOLA MODELO: Governador inaugura 1º Colégio Estadual Integrado como novo modelo de escola pública

O governador Mauro Mendes inaugurou, nesta quinta-feira (20.06), o Colégio Estadual Integrado Ilza Therezinha Picolli, na região do CPA, em Cuiabá. A solenidade, que marca o lançamento de um novo modelo de escola pública, contou com a participação da primeira-dama Virginia Mendes, autoridades, representantes da comunidade, além de servidores e estudantes.
A unidade recebeu investimento de R$ 17,2 milhões e tem capacidade para 1.700 estudantes no ensino fundamental II, Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os estudantes, aliás, foram as grandes estrelas da inauguração. Para ouvir o governador, eles lotaram a quadra poliesportiva, que recebeu pintura no piso com maior resistência à abrasão e às intempéries, e que fica ao lado da piscina semiolímpica. Antes disso, seguiram atentamente a comitiva do Governo do Estado, que conheceu os laboratórios, o refeitório, a biblioteca, as amplas e climatizada salas de aula com Chromebooks e Smart TVs, os corredores com iluminação natural e túneis de vento que refrescam o ambiente e as áreas de convivência externa.
Aos estudantes, Mauro Mendes retribuiu a atenção e disse que o Estado vai continuar trabalhando para melhorar ainda mais a educação pública.
“Já estamos no mesmo nível de muitas escolas particulares e essa qualidade só vai aumentar. Temos uma rede com quase 650 escolas e estamos reformando mais da metade delas, além de construirmos novas escola modelo, como esta que entregamos a vocês”, disse, ao completar que tudo está sendo feito com qualidade e um toque de amor e carinho e respeito.O governador também fez referências ao bem-estar no ambiente da escola. Falou sobre os amplos e modernos espaço e, sobretudo, do ar-condicionado no refeitório e até na cozinha. “Imagine vocês, às três horas da tarde, no auge de setembro ou outubro, 42 graus de calor. O que queremos com isso é mais qualidade de vida para vocês estudantes e servidores”, disse.
Uma novidade que será implantada no CEI, e de forma inédita na rede estadual, é o Programa SER Família + Educação, criado pela primeira-dama Virginia Mendes. A meta é fazer do CEI o ponto focal para interação entre a escola, a família e a comunidade. A intenção é contribuir com a promoção de um ambiente educacional mais colaborativo e enriquecedor, reforçando ações de inclusão, diversidade e responsabilidade social.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o SER Família + Educação também será implantado nas outras três unidades semelhantes que estão sendo construídas em Cuiabá, nos bairros Dr. Fábio e no Pedra 90; além de outra no Bairro Padre Aldacir, região do Capão Grande, em Várzea Grande.
“Todas as escolas seguem o mesmo projeto arquitetônico, com 24 salas e capacidade para 1.700 estudantes. Ter o SER Família + Educação ativo nestes colégios fará muita diferença”, afirmou.
Ele explicou, ainda, que serão construídos cinco colégios, que já se destacam como novo modelo que complementa o sistema educacional existente. “Estas construções levam, aproximadamente, 180 dias para serem concluídas, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a educação de qualidade”.
Ao todo, segundo Alan, as cinco unidades irão atender 7 mil estudantes de mais de 50 bairros de Cuiabá e Várzea Grande, com investimento de R$ 84,2 milhões.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, afirmou que o Governo do Estado tem elevado a qualidade da educação em Mato Grosso.
“O que a Secretaria de Educação está fazendo é colocar a educação em outros patamares e estamos validando tudo isso enquanto parlamentares. É bom ver a Seduc premiando escolas, professor e estudantes que estão dando bons resultados. É a prova de o ensino e a aprendizagem vai bem. Vendo uma qualidade física de escola como essa que está sendo inaugurada, tenho a certeza de o patamar da nossa educação vai crescer ainda mais”.
A moradora do bairro, Patrícia Martis, agradeceu o Governo do Estado pela nova escola, na qual ela a nominou como um presente ao filho Lucas Martis, 12 anos, do 7° ano. “Precisamos de mais escolas assim para dar uma estabilidade melhor para os estudantes. Hoje em dia eles só ficam no celular e precisamos dessa estrutura para as crianças se integrarem mais. Sempre digo ao meu filho que estude, pois, isso ninguém vai tirar isso dele”.
A diretora do CEI, Tânia Cristina Campello, disse ao governador que a melhora na educação está acontecendo porque está sendo oferecida uma infraestrutura completa. “Aqui o aprendizado vai acontecer de forma segura, efetiva e com a inclusão de todos os estudantes. É uma escola dos sonhos, moderna e com todos os elementos ´para se tornar, de fato, a nossa segunda casa”, garantiu.
Na opinião da professora de História Rita de Cassia, com a nova estrutura e atividades atrativas que estão sendo propostas, as crianças terão mais interesse em estarem na escola, diminuindo as chances de evasão. “Aqui temos novos caminhos, acesso às tecnologias como Smart TVs e muitos Chromebooks para os estudantes. Se a escola é formadora de cidadãos, daqui sairão vários profissionais. Uma boa escola como esta é o começo de tudo”.
Morando há apenas 9 meses em Cuiabá, o baiano Róquelis Ferreira, pai do estudante Reginaldo Gonçalo, 14 anos, do 9º ano, disse que ficou surpreendido ao ver a estrutura do Colégio Ilza Therezinha Picolli, com todo o suporte necessário para atender os estudantes de forma diferenciada.
“Sinto segurança em deixar meu filho. Sei que o estudo é de qualidade e no kit uniforme que recebemos nunca tinha visto tanta coisa. É tudo muito bonito e bem feito”.
A solenidade também contou com as presenças da senadora Margareth Buzzetti, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Allan Kardec (Ciência, Tecnologia e Inovação), Laice Souza (Comunicação), coronel César Roveri (Segurança Pública), coronel Grasi Bugalho (Assistência Social e Cidadania), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), o suplente de senador Mauro Carvalho, a deputada federal Gisela Simona, os deputados estaduais Eduardo Botelho, Beto 2 a 1, Diego Guimarães e Valmir Moretto, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flavio Gledson Bezerra.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos