Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Imprensa internacional diz que PT quer amordaçar o líder do BC

De acordo com uma reportagem do Financial Times, o Partido dos Trabalhadores (PT) tem investido contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ao entrar com uma ação judicial para impedir que o líder do banco faça pronunciamentos públicos sobre questões políticas.
Um dos mais importantes jornais do mundo entendeu que o governo está “intensificando os ataques” contra Neto, citando a declaração recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que afirmou que ele “trabalha muito mais para prejudicar o país do que para ajudar” ao não reduzir as taxas de juros mais rapidamente.O presidente criticou o ritmo lento da redução da taxa básica de juros, a Selic, que caiu de 13,75% para 10,5% ao longo de quase um ano. A taxa foi mantida pelo BC nesta quarta-feira (19).
O jornal cita ainda que a ação do PT contra Neto foi motivada pela participação do presidente do BC em um jantar oferecido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Lula irá indicar um novo nome para o cargo do Banco Central no final do ano, quando encerra o contrato de Campos Neto.
Até lá, de acordo com o Financial Times, a “disputa entre Lula e Campos Neto ameaça criar uma crise de credibilidade para o banco, já que os investidores temem que haja uma divisão política entre os membros do comitê monetário nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro — incluindo Campos Neto — e aqueles nomeados por Lula”.Alguns especialistas ouvidos pela publicação internacional dizem que criticar o líder do BC é uma alternativa conveniente para que o governo Lula não reconheça que “sua política econômica e fiscal” precisam ser corrigidas. A situação foi tratada com o mesmo tom por Marcelo Fonseca, economista-chefe da Reag Investimentos e Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos