Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 8 de junho de 2024

PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE: Wilson propõe criação da Agência Estadual das Mudanças Climáticas

O projeto traça objetivos para diminuir a emissão de gases do efeito estufa. O deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou nesta quarta-feira (5), o projeto de lei nº 1141/2024, que cria Agência Estadual das Mudanças Climáticas do Estado de Mato Grosso.
A agência terá 15 objetivos centrais, entre eles: aumentar a qualidade das informações científicas para formulação de políticas públicas sobre o clima; estabelecer estratégia para redução das emissões de gases de efeito estufa; assegurar a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a proteção ao meio ambiente; estabelecer mecanismos para estimular a modificação dos padrões de produção e de consumo, das atividades econômicas, do transporte e do uso do solo com foco na sustentabilidade ambiental.
O projeto de lei também estabelece 12 diretrizes a serem seguidas. Entre eles: estabelecer objetivos quantificáveis, reportáveis e verificáveis de redução de emissões de gases de efeito estufa; elaborar, atualizar e publicar a cada quatro anos o inventário estadual de emissões de gases de efeito estufa; promover pesquisas, produção e a divulgação de conhecimento sobre as mudanças climáticas e vulnerabilidades delas decorrentes; promover e incentivar o uso de energias renováveis; estimular a substituição gradual dos combustíveis fósseis por outros com menor potencial de emissão de gases de efeito estufa.
Prevê ainda o estímulo ao desenvolvimento, aplicação e transferência de tecnologias, práticas e processos que reduzam ou previnam as emissões de gases de efeito estufa, além da promoção e apoio às ações de cooperação nacional e internacional e a transferência de tecnologias sustentáveis. Também o estímulo do uso racional dos recursos naturais a fim de promover mudança de comportamento social com vistas ao consumo responsável e ao incentivo à ecoeficiência.
A Agência Estadual de Mudanças Climáticas terá sete membros e a seguinte estrutura básica: conselho superior; diretoria-geral; conselho consultivo e cinco departamentos: pesquisa e desenvolvimento, políticas e planejamento, implementação de projetos; ´comunicação e educação; finanças e administração, além de assessoria jurídica e tecnologia de informação.
“A sociedade civil e movimentos há tempos denunciam a crise climática que hoje enfrentamos. Não se trata apenas do aquecimento global, mas também de uma crise socioeconômica, política, alimentar, energética e ecológica, onde os modelos de produção e consumo não respeitam a natureza e não assumem a responsabilidade pelos efeitos negativos disso. Essa conjuntura, é certo, representa um risco potencial para setores da sociedade e para economias de todo o mundo”, diz a justificativa do projeto.
“Precisamos que sejam adotadas estratégias como a redução de emissões de gases nos países desenvolvidos; que haja transferência de fundos para adaptação e atenuação da mudança climática no Sul global e a transferência de tecnologias; que haja incorporação e reconhecimento de alternativas para a sustentabilidade e a defesa dos bens comuns; além de uma mudança global da matriz energética que conduza à transição dos combustíveis fósseis para energia limpa. Portanto, a criação desta agência é de suma importância para Mato Grosso, o Brasil e o Mundo”, justificou Wilson Santos.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos