Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 17 de junho de 2024

REABILITAÇÃO: Botelho recebe reivindicações para melhorar o Centro de Equoterapia da UFMT

Apoio para reformar o Centro de Equoterapia da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, campus de Cuiabá, foi o tema da visita do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, na sexta-feira (14), no Centro de Equoterapia. Botelho foi recebido pelas professoras Lisiane Pereira de Jesus, que é a coordenadora do Projeto de Extensão de Equoterapia, e Juliana Schuller, coordenadora do Programa Paradesporto Brasil em Rede. Ele também conversou com alguns alunos e constatou in loco a necessidade da reforma.
Emocionado, o parlamentar confirmou que não medirá esforços para viabilizar as reivindicações. “Conheci o belíssimo trabalho realizado pelo Centro de Equoterapia da UFMT. Um serviço essencial para população cuiabana. Vamos trabalhar por ações que viabilizem as demandas do setor. Parabéns às professoras e toda equipe que contribuem no atendimento de equoterapia, método terapêutico que renova vidas”, garantiu Botelho.
De acordo com a professora Lisiane, o centro não tem arrecadação e conta com importantes parceiros que ajudam na alimentação dos animais, como a Uniselva e a Rico Rações. Os serviços de manejo e ferrageamento são realizados com recursos de editais de financiamento de projetos, mas são escassos.
“Oferecemos esse serviço gratuitamente para pessoas vulneráveis socioeconomicamente e pedimos o apoio do deputado para a infraestrutura. Desde que foi construído em 2019, o centro de Equoterapia ainda não recebeu nenhuma manutenção. Hoje temos cinco cavalos e a possibilidade de ganhar mais um animal, mas não temos o piquete para colocá-lo. Então, fazendo a reforma, poderemos melhorar o espaço, trocar a cerca, fazer pintura e, aumentar o nosso atendimento”, explicou Lisiane, ao destacar que há uma lista de espera de 100 pessoas com deficiência. “E o tempo de espera tem sido de oito a doze meses aproximadamente”, alertou.
EQUOTERAPIA – O Centro de Equoterapia é um programa de extensão que tem vários projetos vinculados. Foi inaugurado em 10 de maio de 2019 – Dia da Cavalaria e dia de Fundação da Ande Brasil, que é a Associação Nacional de Equoterapia.
Agradecida pela visita do deputado Botelho, a coordenadora do Programa Paradesporto Brasil em Rede, professora Juliana Schuller, vinculado à Faculdade de Educação Física da UFMT, informou que esse programa oferece cinco modalidades diferentes, para 70 pessoas com deficiência: atletismo, goalball, vôlei sentado, natação e a equoterapia. Somente a equoterapia pelo menos 15 crianças são atendidas.
“Foi sensacional ter o deputado Botelho em nosso espaço ouvindo sobre o nosso trabalho. Precisamos de ajuda em todas as modalidades. Uma das nossas principais necessidades é o transporte, para trazer as crianças à universidade, principalmente nas atividades coletivas. Também precisamos de alimentação para elas após o treino e o espaço da equoterapia precisa de reforma geral. Precisamos de apoio em todos os nossos projetos que atendem as crianças com deficiência: uniforme, transporte, alimentação, manutenção do espaço, porque sem isso não têm projetos e elas ficam desamparadas”, pediu Juliana.
A equoterapia é um método de reabilitação que utiliza cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e quitação visando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos