Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 2 de julho de 2024

Avallone percorre Transpantaneira e anuncia reforço na estrutura de prevenção e combate a incêndios

Não há nenhum foco de incêndio ativo na região da Transpantaneira em Poconé. A confirmação foi feita hoje (2/7) pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT, deputado Carlos Avallone (PSDB), durante vistoria realizada no pantanal Norte. Apesar da situação sob controle, o deputado mantém a interlocução com o governo para aumentar a estrutura material e humana de prevenção e combate ao fogo.
A Secretária Adjunta de Obras Rodoviárias da Sinfra, Nívia Calzolari, presente à vistoria, anunciou a entrada de mais duas patrulhas mecanizadas na região, compostas por pá-carregadeira, retro-escavadeira, esteira, motoniveladora e caminhão-pipa. As equipes da Sinfra estão realizando abertura de estradas vicinais, melhorias de pistas de pouso, construção de aceiros para contra-fogo e outras medidas para evitar a propagação de novos focos de incêndio que surgirem.
Acompanhado por oficiais dos Bombeiros e representantes das secretarias estaduais, o deputado percorreu aproximadamente 120 km da Transpantaneira e vistoriou os pontos onde a Sinfra está perfurando mais quatro poços artesianos, além dos três já em operação, além da formação de açudes para permitir o abastecimento das viaturas dos Bombeiros e para o acesso dos animais. O governo estadual também vai fornecer óleo diesel para abastecer os maquinários próprios das fazendas para auxiliar no trabalho preventivo.
"Estamos reforçando a estrutura de prevenção e combate, que é a melhor já montada nos últimos anos com o apoio imprescindível dos fazendeiros, dos donos de pousadas, do Sindicato Rural de Poconé, das prefeituras e Câmaras municipais, de órgãos federais como o Ibama e ICMBio, de ONGS ambientalistas, do Exército que está preparando a montagem de um acampamento no Pantanal e da Marinha que está cedendo embarcações. Este trabalho integrado sob a coordenação do Corpo de Bombeiros, reunindo a Secretaria de Infra-estrutura, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e da Assembleia Legislativa é que assegurou o reduzido número de incêndios em Mato Grosso e a resposta rápida para combatê-los ainda no início. O trabalho vai bem, mas continuamos trabalhando e solicitando mais equipamentos e pessoal especializado, pois ainda estamos no início da estação seca que deve ser uma das piores dos últimos anos".
Para o deputado, Mato Grosso não está na mesma situação de Mato Grosso do Sul, onde há grandes incêndios, porque houve este trabalho preventivo e coordenado, iniciado em novembro do ano passado, com a intermediação da Comissão de Meio Ambiente. Avallone destacou o empenho incansável das equipes do Corpo de Bombeiros e as ações do governo do Estado que vem fazendo vultosos investimentos financeiros na compra e locação de equipamentos. O governo está preparando a contratação e treinamento de centenas de novos brigadistas, além dos dois mil já capacitados e preparados.
O deputado também ressaltou o trabalho do Sindicato Rural de Poconé, coordenado pelo presidente da entidade, Raul Santos Costa Neto, que vem organizando os proprietários rurais e os pantaneiros na utilização de pessoal e de maquinários das fazendas e pousadas para contribuir no combate ao fogo.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos