O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e do Observatório Especial do Pantanal, o deputado Carlos Avallone (PSDB) visitou nesta terça-feira (16) a região de Barão de Melgaço e Distrito de Mimoso, pontos de grande atividade turística. O objetivo da visita, acompanhada por técnicos da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra) e Corpo de Bombeiros, foi vistoriar a estrutura de prevenção aos incêndios e as obras e melhorias já realizadas ou em andamento nestes locais. "Cumprindo meu papel de fiscalizar a ação dos órgãos públicos em defesa deste grande santuário da fauna e da flora, tenho visitado periodicamente as várias regiões do Pantanal, começando pela Transpantaneira em Poconé e agora na região de Barão de Melgaço. Nestas visitas também estamos ouvindo os moradores locais, os pantaneiros-raiz, pescadores, donos de pousadas e fazendeiros sobre as necessidades de ampliação da estrutura preventiva em cada localidade. E o que pudemos constatar é que o trabalho antecipado de prevenção, assim como acontece na Transpantaneira, também está funcionando muito bem na região de Melgaço e Mimoso e por isso não temos focos de incêndio no Pantanal Norte", disse Avallone.
O deputado constatou que as estradas nunca estiveram em tão boas condições, o trabalho da Sinfra foi elogiado por todos e os poucos focos de incêndio foram debelados rapidamente pela facilidade de acesso. "A presença do maquinário pesado da Sinfra está fazendo a diferença na melhoria das estradas e construção de aceiros nas margens das rodovias e estradas vicinais. Estamos felizes por não viver uma situação semelhante à de Mato Grosso do Sul, graças ao trabalho preventivo realizado pelos órgãos estaduais, federais, fazendeiros e donos de pousadas. Trabalho que continua sob coordenação da Comissão de Meio Ambiente, que está atenta à necessidade de novas ações estruturantes diante da iminência do período mais crítico da seca que é em agosto e setembro", disse.
O empresário e dono de pousada Tarso Lopes, ressaltou que na região de Mimoso, Barão de Melgaço e Santo Antônio não há focos de incêndio e os princípios de fogo foram rapidamente controlados em ações coordenadas envolvendo órgãos públicos e os pantaneiros. "Já participei de várias reuniões na Assembleia e aqui em Mimoso com a Comissão de Meio Ambiente, Sinfra e Bombeiros e todos estão atentos e unidos, inclusive estamos fazendo uma campanha educativa junto a turistas e moradores". O empresário realiza um importante trabalho de recuperação e reintegração de animais silvestres em sua pousada, onde existem macacos, porcos do mato, tucanos e outras aves típicas do pantanal.
A Sinfra mantém na região de Barão uma estrutura semelhante à da Transpantaneira, que trabalha na melhoria do acesso às comunidades indígenas, quilombolas, fazendas e pousadas, permitindo o acesso rápido dos bombeiros para fazer a prevenção e o combate aos focos de incêndio. A secretaria mantém cerca de 20 equipamentos pesados (tratores de esteira, pás-carregadeiras, motoniveladoras, etc) exclusivamente na prevenção aos incêndios, além de outros maquinários que estão recuperando as principais rodovias da região.
"Nós estamos fazendo o dever de casa, atuando fortemente na prevenção e isso tem feito a diferença, evitando a progressão dos focos de incêndio como aconteceu em Corumbá (MS) onde o combate ao fogo já dura 100 dias. O Pantanal é um só, mas em Mato Grosso a prevenção tem funcionado graças ao empenho de todos os órgãos públicos, coordenados pelos Bombeiros, em sintonia com os pantaneiros, prefeituras e comunidades originárias", disse Avallone.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário