Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 19 de julho de 2024

CAMINHO DO MEIO AMBIENTE: Presidente da Comissão de Meio Ambiente constata eficácia da prevenção a incêndios na região de Barão de Melgaço

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e do Observatório Especial do Pantanal, o deputado Carlos Avallone (PSDB) visitou nesta terça-feira (16) a região de Barão de Melgaço e Distrito de Mimoso, pontos de grande atividade turística. O objetivo da visita, acompanhada por técnicos da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra) e Corpo de Bombeiros, foi vistoriar a estrutura de prevenção aos incêndios e as obras e melhorias já realizadas ou em andamento nestes locais.
"Cumprindo meu papel de fiscalizar a ação dos órgãos públicos em defesa deste grande santuário da fauna e da flora, tenho visitado periodicamente as várias regiões do Pantanal, começando pela Transpantaneira em Poconé e agora na região de Barão de Melgaço. Nestas visitas também estamos ouvindo os moradores locais, os pantaneiros-raiz, pescadores, donos de pousadas e fazendeiros sobre as necessidades de ampliação da estrutura preventiva em cada localidade. E o que pudemos constatar é que o trabalho antecipado de prevenção, assim como acontece na Transpantaneira, também está funcionando muito bem na região de Melgaço e Mimoso e por isso não temos focos de incêndio no Pantanal Norte", disse Avallone.
O deputado constatou que as estradas nunca estiveram em tão boas condições, o trabalho da Sinfra foi elogiado por todos e os poucos focos de incêndio foram debelados rapidamente pela facilidade de acesso. "A presença do maquinário pesado da Sinfra está fazendo a diferença na melhoria das estradas e construção de aceiros nas margens das rodovias e estradas vicinais. Estamos felizes por não viver uma situação semelhante à de Mato Grosso do Sul, graças ao trabalho preventivo realizado pelos órgãos estaduais, federais, fazendeiros e donos de pousadas. Trabalho que continua sob coordenação da Comissão de Meio Ambiente, que está atenta à necessidade de novas ações estruturantes diante da iminência do período mais crítico da seca que é em agosto e setembro", disse.
O empresário e dono de pousada Tarso Lopes, ressaltou que na região de Mimoso, Barão de Melgaço e Santo Antônio não há focos de incêndio e os princípios de fogo foram rapidamente controlados em ações coordenadas envolvendo órgãos públicos e os pantaneiros. "Já participei de várias reuniões na Assembleia e aqui em Mimoso com a Comissão de Meio Ambiente, Sinfra e Bombeiros e todos estão atentos e unidos, inclusive estamos fazendo uma campanha educativa junto a turistas e moradores". O empresário realiza um importante trabalho de recuperação e reintegração de animais silvestres em sua pousada, onde existem macacos, porcos do mato, tucanos e outras aves típicas do pantanal.
A Sinfra mantém na região de Barão uma estrutura semelhante à da Transpantaneira, que trabalha na melhoria do acesso às comunidades indígenas, quilombolas, fazendas e pousadas, permitindo o acesso rápido dos bombeiros para fazer a prevenção e o combate aos focos de incêndio. A secretaria mantém cerca de 20 equipamentos pesados (tratores de esteira, pás-carregadeiras, motoniveladoras, etc) exclusivamente na prevenção aos incêndios, além de outros maquinários que estão recuperando as principais rodovias da região.
"Nós estamos fazendo o dever de casa, atuando fortemente na prevenção e isso tem feito a diferença, evitando a progressão dos focos de incêndio como aconteceu em Corumbá (MS) onde o combate ao fogo já dura 100 dias. O Pantanal é um só, mas em Mato Grosso a prevenção tem funcionado graças ao empenho de todos os órgãos públicos, coordenados pelos Bombeiros, em sintonia com os pantaneiros, prefeituras e comunidades originárias", disse Avallone.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos