Com objetivo de dotar a sociedade de melhores recursos para acompanhar o desenvolvimento do município, Conselho irá se reunir com demais pré-candidatos. Nesta segunda-feira (22), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MT) recebeu o pré-candidato à prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), para apresentar a Carta Aberta aos Candidatos Municipais – Pacto pela Sustentabilidade dos Municípios e Qualidade de Vida Urbana. O documento, elaborado pelo Conselho, destaca a importância de políticas públicas contínuas, para uma cidade mais digna e justa.
Além do deputado federal, estavam presentes na sede do Conselho o arquiteto e urbanista José Afonso Botura Portocarrero, a presidente do CAU/MT, Lise Bokorni e o o assessor institucional e parlamentar do CAU/MT, João Neto. No documento, o CAU/MT propõe a potencialização do uso sustentável dos territórios municipais e da permanente busca pela melhor qualidade de vida nas áreas urbanas. O objetivo é dotar a sociedade de melhores recursos para acompanhar o desenvolvimento da cidade.
A ideia é apresentar aos candidatos a prefeitos algumas diretrizes e planos a serem executados durante a gestão. Na reunião, foi abordada a necessidade em manter maior celeridade no momento da aprovação dos projetos junto à prefeitura. Lise lembrou do curso de aprovação de projeto legal que aconteceu na sede do CAU/MT no início de julho, e foi realizado em parceria com a prefeitura de Cuiabá. Segundo ela, é preciso mitigar os erros para que a aprovação seja mais ágil.
Segundo Lise, os profissionais da arquitetura e urbanismo possuem uma visão única e especializada que pode enriquecer significativamente as discussões e decisões relacionadas ao planejamento e desenvolvimento urbano, ou seja, “ao envolver ativamente o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de MT e os profissionais arquitetos e urbanistas no meio político urbano, os gestores promovem um ambiente urbano mais eficiente, inclusivo, sustentável e dinâmico para todos os cidadãos”.
Na oportunidade, Abílio apresentou o seu plano de governo e destacou os pontos que envolvem a arquitetura e urbanismo para a capital, expondo o interesse em desburocratizar alguns procedimentos. “Precisamos entender que grandes projetos demandam exigências diferentes de projetos menores. É necessário que a prefeitura tenha uma autarquia de planejamento urbano com profissionais especializados, não só para projetos especiais”, pontua.
A presidente ressalta ainda que o CAU/MT está engajado em dialogar junto aos demais pré-candidatos à prefeitura de Cuiabá e a sociedade civil para promover um debate informado sobre o futuro das cidades. Por isso, dará sequência aos encontros para a entrega da carta. No documento, o Conselho propõe a potencialização do uso sustentável dos territórios municipais e da permanente busca pela melhor qualidade de vida nas áreas urbanas. O objetivo é dotar a sociedade de melhores recursos para acompanhar o desenvolvimento da cidade.
“Queremos contribuir para a construção de uma Política de Desenvolvimento Econômico e Social e de Ordenamento Territorial das cidades, orientadora e indutora da preservação ambiental, da redução das desigualdades e da oferta de oportunidades de geração de emprego e renda”, finaliza Lise.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário