Uma grande situação tem gerado um certo desconforto entre os parlamentares mato-grossenses, que se encontram divididos entre as candidaturas para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL/MT). Primeiro foi o deputado estadual Max Joel Russi (PSB,) candidato ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa Mato-grossense para o Biênio 2025-2026, que disse que somente a presidência da Casa de Leis está definido na chapa, e que a decisão sobre outros componentes da Mesa Diretora ainda está sendo debatida entre os parlamentares.O atual presidente da Assembleia Legislativa Mato-grossense, José Eduardo Botelho (UB), que e pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá nas eleições deste ano, também não tem tomado partido, pelo menos publicamente, de nenhum dos colegas que estão na disputa.
A discussão sobre quem será o escolhido como 1º secretário na eleição tem movimentado os corredores Palacianos. A deputada estadual Janaina Riva (MDB), até então favorita para ocupar o cargo, que hoje é exercido por Max Rusi, tem como principal adversário seu colega de parlamento, deputado estadual Alberto Machado, o Beto Dois a Um (UB), que está em seu primeiro mandato e já se articula para ocupar o cargo considerado o segundo mais importante da Casa de Leis.
É o 1ª secretario que fica responsável pelo orçamento do Legislativo Estadual, que hoje gira em torno de R$ 700 milhões neste ano. Além de Beto 2 x 1, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (UB), líder do Governo do Estado na Casa de Leis, também lançou seu nome na disputa.
A eleição da Mesa Diretora, que até então ocorreria em setembro, foi antecipada para o retorno do recesso Legislativo, para o dia 07 de agosto, durante a primeira sessão após o recesso parlamentar. As inscrições de chapa ocorrem de 2 a 5 de agosto e é preciso ter 10 membros. O voto no dia da eleição é secreto. A posse do nova direção só ocorre no próximo ano.
A antecipação foi aprovada para não chocar com o período eleitoral das eleições municipais, já que pelo menos quatro deputados estaduais são pré-candidatos a prefeito. durante a primeira sessão após o recesso parlamentar. As inscrições de chapa ocorrem de 2 a 5 de agosto e é preciso ter 10 membros. O voto no dia da eleição é secreto. A posse do nova direção só ocorre no próximo ano.
Convocação direta por Garcia
Após o retorno do cacique numero 1 do União Brasil (UB) ao cargo, o governador Mauro Mendes, o deputado federal Fábio Garcia (UB), secretário chefe da Casa Civil, começou a fazer uma convocação, para uma série de reuniões com vários deputados estaduais para tratar da disputa pela primeira secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL/MT), o que tem movimentado os bastidores do Palácio Paiaguás e do Parlamento Estadual. A convocação foi feita pelo próprio secretário que ligou individualmente para os parlamentares.
Pelo que tudo indica, o Governo do Estado vai tentar acalmar os ânimos que se inflamaram nos últimos dias após os deputados estaduais Beto 2 a 1 (UB), que tem a preferência do Palácio Paiaguás, e Dilmar Dal Bosco (UB), mesmo Janaina Riva sendo da base governista e ter se colocado na disputa desde a eleição anterior da Mesa Diretora, reafirmarem que estão na disputa contra a deputada estadual emedebista, que até o momento segue com o apoio de vários companheiro de parlamento, para que ela assuma a primeira secretaria com o deputado estadual Max Russi (PSB) de presidente.
A ideia hoje é para que após essa reunião, todos possam chegar a um consenso na escolha do nome. Uma das apostas dentro do Palácio Paiaguas, seria o no não cumprimento da palavra dada por alguns deputados à parlamentar emedebista Janaina Riva, e com isso o recuo do apoio em prol de Beto 2 a 1 ou Dilmar Dal Bosco.
Essa aposta tem deixado alguns parlamentares irritado, porém, os deputados da base aliada tem evitado comentar a disputa para evitar desentendimentos com o Governo do Estado e prejudicar a relação com a Casa Civil.
blogdovaldemir/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário