Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 1 de julho de 2024

NOTORIEDADE: Personalidades internacionais reconhecem atuação da primeira-dama de MT na inclusão social no Jiu-jitsu paradesportivo

A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Inclusivo e madrinha Estadual, Nacional e Internacional da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP), foi apresentada, na última semana, a duas personalidades importantes internacionais: Christian Horvath-Portele, diretor-geral de Parajiu-Jitsu Inclusivo da Federação Internacional de Jiu-Jitsu e membro do Comitê Paralímpico Internacional, e Joachim Thumfar, diretor-geral para assuntos técnicos e esportivos da Federação Internacional de Jiu-Jitsu.O encontro aconteceu em Brasília, na Câmara dos Deputados, durante a homenagem à FBJJP no dia 26 de junho. Joachim Thumfar desempenha um papel importante na promoção e desenvolvimento do Jiu-Jitsu para pessoas com deficiência, colaborando tanto com a JJIF quanto com o Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
Para Joachim, a inclusão consiste na união e não na separação dos eventos olímpicos. “Eu não acredito em comitê olímpico e comitê paralímpico; eu acho que as duas coisas andam juntas e temos que unir a família olímpica. Não existe contradição; as áreas precisam conversar e até mesmo as áreas do governo também participam dessa discussão”, disse o diretor, que concorda com a mesma visão da primeira-dama de MT, Virginia Mendes: “Eu penso da mesma forma; pessoas com deficiência têm a capacidade de desenvolver habilidades incríveis.
Precisamos falar mais sobre o assunto”, afirmou Virginia Mendes.
Já Christian Horvath-Portele é uma figura importante no desenvolvimento do Jiu-Jitsu adaptado e no suporte aos atletas com deficiência.
Ele é responsável por desenvolver políticas e diretrizes para tornar o esporte cada vez mais acessível e por ampliar o movimento paralímpico no mundo. “Eu vejo um mundo onde a inclusão não é apenas uma prática, mas uma realidade.
Eu gosto de uma citação que diz que a inclusão é quando é normal ser diferente. Pode ser um desafio, pode ser difícil, mas vale a pena”, disse Christian.
Horvath-Portele citou exemplos de pessoas que enfrentaram desafios, mas venceram em um mundo competitivo. “Vou citar apenas algumas personalidades: Frida Kahlo, Andrea Bocelli, Franklin Roosevelt e outros são exemplos de pessoas que fizeram uma grande diferença, venceram desafios e tiveram um grande impacto em nossa sociedade. Eu tive a oportunidade de ver o Jiu-Jitsu inclusivo no Brasil.
Há uns 20 anos que venho testemunhando ocasiões e eventos esportivos pelo mundo e posso ver que sempre que os paratletas são incluídos nos eventos, toda energia e toda vibração mudam para melhor”, afirmou.
Por reconhecer a atuação da primeira-dama de MT, Virginia Mendes, com ações inclusivas, como o programa SER Família Inclusivo idealizado por ela, Christian a presenteou com o 26º e último botom, considerado a maior homenagem paradesportiva do mundo “A Better World Through Ju-Jitsu” (Um Mundo Melhor Através do Jiu-Jitsu).
“Fiquei honrada com a homenagem. Para mim, é motivo de honra e orgulho receber um símbolo tão nobre. O programa SER Família Inclusivo tem a missão de tornar as pessoas cada vez mais visíveis, para que sejam notadas, respeitadas e não tratadas como deficientes, mas como eficientes”, salientou Virginia Mendes.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos