Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 2 de julho de 2024

PREVENÇÃO À SAÚDE: Deputado propõe capacitação sobre manobra contra engasgamento para gestantes na rede de saúde pública

Proposta do Dr. Eugênio é que a capacitação seja inserida como parte dos procedimentos de rotinas do pré-natal. O Deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) propõe capacitação para gestantes e acompanhantes a ser realizada pelas unidades da rede pública de saúde. Como médico, ele recomenda o treinamento da manobra contra engasgamento ou sufocamento, a chamada Manobra de Heimlich.
A proposta é que a capacitação seja inserida como parte dos procedimentos de rotina do pré-natal. O Projeto de Lei 743/2024, da sua autoria, com esse objetivo, teve parecer aprovado na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, em reunião nesta terça-feira (2/7) na Assembleia Legislativa. O deputado explica a importância da capacitação prática.
“Essa é uma manobra que qualquer cidadão, independente de ser da área de saúde ou não deveria aprender. Porque é uma coisa que pode acontecer dentro de casa. Desde um recém-nascido que engasga com leite materno, e até pessoas idosas que engasgam ao ingerir alimento”, chama a atenção Dr. Eugênio sobre a necessidade.
O Deputado do Araguaia afirma que é uma manobra fácil e simples de se executar e que salva vidas. Mas é necessária a capacitação.
“Como é uma manobra muito fácil de ser realizada, qualquer um pode aprender. Se o cidadão não está capacitado para fazer a manobra, se ele não sabe o local do abdome que vai fazer essa pressão, ele pode fazer uma lesão de costela ou de fígado, de baço”, explica sobre a necessidade do treinamento.
Medida de prevenção
“Como médico, eu reconheço a importância desse Projeto de Lei com o foco de capacitar as pessoas em primeiros socorros, especialmente sobre a Manobra de Heimlich”, reforça Dr. Eugênio.
“É uma medida preventiva vital que promove a saúde e bem-estar para que as pessoas estejam preparadas para salvar vidas em momentos críticos”, diz Dr. Eugênio.
O Deputado do Araguaia enfatiza que é importante as gestantes e acompanhantes aprenderem a manobra contra engasgamento e outras técnicas de primeiros socorros, uma recomendação feita por organizações da saúde, como a Associação de Anestesiologistas, que oferece cursos gratuitos de primeiros socorros, como a Manobra de Heimlich e a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).
A manobra foi descrita em 1974 pelo médico americano Henry Heimlich. Ela é conhecida como a compressão abdominal. Nela, a pessoa que vai salvar se coloca atrás da pessoa engasgada e faz uma pressão na chamada “boca do estômago” para expulsar o que obstrui a via área.
O médico morreu em dezembro de 2016 aos 96 anos de ataque cardíaco em um hospital em Cincinnati, nos Estados Unidos. Ele havia salvo com a manobra que criou uma colega de 87 anos, em um jantar, 6 meses antes.
Saiba mais sobre o mandato:
Dr Eugênio – O Deputado do Araguaia
Assessoria/Caminho Político
Foto: HELDER FARIA
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos