Obra faz ampla abordagem acerca da relação homem-terra com base na literatura, história e na lei ao assegurar a viabilidade da regularização fundiária em Unidades de Conservação, explica o autor.Natural de Dourados-MS, o advogado Édio Marques do Rosário Filho, servidor público de carreira do Estado (Intermat) há 10 anos, acaba de lançar um livro intitulado Regularização Fundiária em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. O lançamento acontecerá no próximo dia 16, no saguão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, às 15h30. Segundo o escritor, sua obra não se pauta por nenhuma linguagem “juridiquês”, mas segue uma linha simplificada, com base na literatura. Ou seja: as pessoas entendem perfeitamente qual é a mensagem explícita no decorrer de cada parágrafo.
“Utilizo as expressões da literatura nacional, na relação ser-humano/homem-terra, ao desmistificar a objeção ao tema da capa. O propósito do livro, em si, é restaurar o senso-comum, despertando a consciência de que a ausência de regularização fundiária leva ao êxodo rural. É uma realidade no país, infelizmente” – pontua o escritor.Trata-se de sua primeira obra, mas ele já prospecta lançar mais obras instrutivas, sempre no mesmo teor de praticidade literária, para que haja entendimento imediato das questões abordadas.
“Conforme disse, meu livro não objetiva ser manual, visto que não utilizo linguagem técnica. Porém, desperta a consciência na viabilidade da titulação em unidades de conservação”.
Segundo o autor, a regularização fundiária em Mato Grosso ainda se encontra em processo insatisfatório, sendo primordial acelerar esse processo, inclusive em unidades de conservação.
“Tomemos como exemplo o município de Chapada dos Guimarães, onde, inicialmente, foi viabilizado a regularização fundiária em 2021, mas o processo foi posteriormente inviabilizado por ação judicial, proposta pelo Ministério Público. Isso porque, no entendimento do órgão (MP), a regularização fundiária poderia causar dano ao meio ambiente, o que vetou a continuidade do processo”.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário