O Sistema Comércio de Mato Grosso é correalizador do evento, que ocorre em Poxoréu, desde 2021.O “20º Encontro Nacional de Violeiros”, realizado entre os dias 30 de maio e 1º de junho, é tema de um programa especial de televisão, que irá ao ar na noite deste domingo (11), após o Fantástico, na TV Centro América. Há três anos, o Sistema Comércio de Mato Grosso, por meio do Sesc-MT, é correalizador do evento, que ocorre no município de Poxoréu, incentivando a perpetuação cultural e difusão de práticas e saberes relacionados ao instrumento viola caipira. Com apresentação de Bruna Viola e Thales de Paiva, o programa irá mostrar os bastidores do “Encontro”, os shows nacionais e regionais, e a “Escola de Viola” do Sesc Poxoréu que, por meio das aulas oferecidas na unidade, fortalece e preserva as raízes culturais, transmitindo o domínio da viola caipira às novas gerações.
Para crianças com idades entre 7 e 13 anos, os participantes da “Escola de Viola” são divididos em três turmas, sendo duas voltadas aos alunos com pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre o instrumento musical e uma denominada “Orquestra de Viola”, composta por alunos maiores de 14 anos, com nível intermediário ou avançado de conhecimento.
A Orquestra de Viola, que faz parte do projeto “Orquestra Jovens e Sesc Partituras”, realizado pelo Sesc-MT em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social de Poxoréu, também se apresentou durante o 20º Encontro Nacional de Violeiros.
O “Encontro de Violeiros” é um evento tradicional, que reúne ícones da moda caipira e os apaixonados pela viola, no Parque de Exposições da cidade. São músicos de todas as partes do Brasil, como Pâmella Viola e Karoline, Bruna Viola e Mayck e Lyan, além dos nomes como Zé Mulato & Cassiano, Vinícius & Venâncio, Divino & Donizetti, e outros, que ao todo somaram 20 violeiros na Concha Acústica.
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário