Documento ressalta a importância da presença de profissionais de arquitetura e urbanismo no meio político urbano. Na tarde desta quinta-feira (1° de agosto), o pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), esteve na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) para debater sobre a Carta Aberta aos Candidatos Municipais. Na oportunidade, o atual deputado estadual assinou o documento, assumindo compromisso com o Conselho, acerca do protagonismo profissional para a política do município.
A leitura da carta na íntegra foi feita durante a reunião, que contou com a presença da presidente do CAU/MT, Lise Bokorni, e do assessor institucional e parlamentar do CAU/MT, João Neto. Lúdio aproveitou o momento para tirar dúvidas sobre as possibilidades de atuação da prefeitura junto ao Conselho e debater todos os itens do documento.
Lise reitera que o CAU/MT está engajado em dialogar junto aos demais pré-candidatos à prefeitura de Cuiabá e a sociedade civil para promover um debate informado sobre o futuro das cidades. “A ideia é apresentar aos candidatos a prefeitos algumas diretrizes e planos a serem executados durante a gestão. Por isso, a nossa agenda de reuniões segue sendo marcada e iremos dialogar com todos”, reforça.
No documento, o Conselho destaca o uso sustentável dos territórios municipais e da permanente busca pela melhor qualidade de vida nas áreas urbanas. O objetivo é dotar a sociedade de melhores recursos para acompanhar o desenvolvimento da cidade.
Sendo assim, e é essencial reconhecer a importância do papel do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e do arquiteto e urbanista em moldar o futuro urbano das cidades de forma sustentável e inclusiva, contribuindo na promoção de condição de qualidade de vida dos cidadãos, harmonia do ambiente construído e desenvolvimento socioterritorial.
Os profissionais da arquitetura e urbanismo possuem uma visão única e especializada que pode enriquecer significativamente as discussões e decisões relacionadas ao planejamento e desenvolvimento urbano, ou seja, ao envolver ativamente o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de MT e os profissionais arquitetos e urbanistas no meio político urbano, os gestores promovem um ambiente urbano mais eficiente, inclusivo, sustentável e dinâmico para todos os cidadãos.
“Queremos contribuir para a construção de uma Política de Desenvolvimento Econômico e Social e de Ordenamento Territorial das cidades, orientadora e indutora da preservação ambiental, da redução das desigualdades e da oferta de oportunidades de geração de emprego e renda”, finaliza.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário