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quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Entenda o que muda com a reforma do Novo Ensino Médio

Entenda as principais mudanças do Novo Ensino Médio: o que muda? Quais são os impactos na prática?
Foi sancionada nesta quinta-feira, 1º de agosto, a lei que determina as regras do Novo Ensino Médio, com apenas um veto no trecho da lei que determinava que os exames vestibulares deveriam considerar os conteúdos dos itinerários formativos. Com o veto, não há mudanças no ENEM e os exames continuarão a cobrar apenas o conteúdo tradicional.Se antes a pergunta “onde usarei estes conteúdos depois da escola?” era comum entre os estudantes, o que diminuía a motivação e o engajamento deles em sala de aula, a reforma visa fomentar as disciplinas por meio da preparação profissional e desenvolvimento pessoal dos alunos.
Com a mudança, os conteúdos escolares são vistos com mais relevância e interesse. Neste texto, mostramos como as mudanças funcionam na prática, e ao final, apresentamos como os discentes podem aumentar suas chances de êxito profissional e diminuir os desafios da jornada do primeiro emprego.
4 mudanças do Novo Ensino Médio
As 4 principais modificações se estendem ao âmbito curricular tanto no que se refere à carga horária quanto aos conteúdos e ao enfoque dos objetivos, mas, afinal, o que isto significa na prática?
Currículo flexível
Os estudantes têm uma formação geral comum, a chamada Base Nacional Comum (BNCC), e podem optar por itinerários formativos conforme seus interesses e habilidades.
Segundo o Ministério da Educação, os itinerários são grupos de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudos, nos quais os alunos escolhem quais estão alinhados aos seus interesses.
Os grupos formativos baseiam-se em áreas de conhecimento como:
Matemáticas e suas Tecnologias;
Linguagens e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
formação técnica e profissional (FTP);
conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP.
As instituições podem definir quais itinerários ofertar baseados nas escolhas resultantes da participação dos profissionais da escola, portanto, conforme os recursos, as habilidades dos formadores e a demanda da comunidade escolar.
Aumento da carga horária
A carga horária mínima foi de 800 a 1.000 horas por ano, totalizando 3.000 horas ao longo dos três anos do Ensino Médio. Neste contexto, 1.800 horas são dedicadas à BNCC e 1.200 horas aos itinerários formativos, estes, voltados às áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.
Ainda conforme o Ministério da Educação, a mudança objetiva ofertar educação de qualidade alinhada às realidades dos estudantes, às novas demandas e desafios do mercado de trabalho atual e da vida em sociedade.
Formação técnica e profissional
Sem dúvida, a ênfase na educação profissional é a maior característica do Novo Ensino Médio e permite que os alunos desenvolvam competências práticas e teóricas para iniciarem a jornada de trabalho com mais confiança, habilidade, êxito e facilidade.
Diferentemente do currículo tradicional, a formação profissional promove, como o nome sugere, o foco no mercado de trabalho desde o primeiro ano, e auxilia os estudantes em uma das etapas mais importantes e desafiadoras de suas vidas.
Com a conclusão no Ensino Médio, além do diploma comum à etapa escolar, os estudantes receberão certificados de curso técnico ou cursos profissionalizantes escolhidos por eles durante os três anos.
Projeto de vida
A reforma prevê a integração de projetos de vida ao currículo, onde os alunos são incentivados a refletir sobre suas metas pessoais e profissionais e a planejar ambas trajetórias.
O Projeto de Vida é um componente curricular do Novo Ensino Médio e visa desenvolver habilidades como cooperação, compreensão, respeito e análise, domínio de tecnologias, entre outros, responsáveis por englobar competências acadêmicas, profissionais, sociais e pessoais.
A partir delas, os alunos devem criar autonomia para dominá-las segundo as orientações dos professores. Este componente, portanto, promove a evolução integral dos estudantes tanto como acadêmicos quanto como cidadãos responsáveis e éticos.
As principais abordagens do Projeto de Vida são:
cooperação;
comunicação;
partilha/ ações direcionadas ao compartilhamento;
escuta;
prazer;
interação;
felicidade.
Quais são os principais impactos da mudança?
Todas as mudanças, em quaisquer âmbitos e níveis, geram impactos, sejam eles positivos ou negativos. Em relação à reforma do Ensino Médio, as propostas resultam em desafios de implementação, que se superados, os benefícios compensam (e muito!).
Maior motivação e relevância
O currículo flexível e voltado aos interesses dos discentes permite que os estudantes escolham as áreas de estudo que mais lhes interessam, aumentando a motivação para aprender e o engajamento nas aulas.
Desenvolvimento de habilidades práticas
O enfoque na formação técnica e profissional prepara os alunos com habilidades práticas e conhecimentos específicos, aumentando suas chances de emprego em suas áreas de preferência após a conclusão do ensino médio.
Preparação para o futuro
Os Projetos de vida e os itinerários formativos auxiliam os alunos a se prepararem melhor para o futuro, seja na educação superior, no mercado de trabalho e como um indivíduo que vive em sociedade e deverá cumprir com obrigações e reconhecer seus direitos, além de tornar-se um cidadão repleto de virtudes.
Desafios de implementação
O principal ponto negativo das mudanças estão relacionados às dificuldades na adaptação ao novo modelo, como a necessidade de capacitação de professores, a adequação da infraestrutura, a gestão do currículo flexível e a falta de recursos para sanar todas as lacunas citadas.
Atividades extracurriculares
Para os alunos do período integral, há a possibilidade de investir em atividades extraescolares como experiências de estágio, trabalho voluntário supervisionado ou cursos de qualificação profissional com certificação para ajudar a compor a carga horária obrigatória.
Adicionar cursos extracurriculares na rotina dos alunos do Ensino Médio, ainda que a escola ofereça capacitação profissional, promove:
expansão do currículo acadêmico: oferta de disciplinas que não estão previstas na BNCC ou pelos itinerários formativos, como idiomas adicionais, programação, artes, esportes e diversas outras áreas de interesse;
ampliação da preparação para o mercado de trabalho: cursos em áreas técnicas, empreendedorismo, tecnologia e inovação, gestão de pessoas e projetos, podem fornecer conhecimentos práticos e experiências que aumentam a empregabilidade dos estudantes e estão em alta no mercado atual;
exploração de diferentes áreas: quando os alunos têm a oportunidade de explorar diferentes áreas de interesse, além das ofertadas na escola, eles descobrem talentos, paixões, tendências e interesses que os influenciam positivamente em suas escolhas futuras.
Atividades extracurriculares são uma oportunidade de expandir o currículo acadêmico e preparar-se para o mercado de trabalho e aumentar o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os melhor para os possíveis obstáculos da vida pós-escola.
Nesse aspecto, cursos online com certificado são excelentes alternativas, pois uma vez que a reforma aumenta a carga horária escolar, contar com a flexibilidade dos cursos online é uma estratégia bastante viável e proveitosa. Assim, os alunos estarão preparados para enfrentar todos os desafios com mais clareza, certeza e sucesso!
Assessoria/Caminho Político
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