Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

BILATERAIS: Fávaro destaca que preservar e produzir não são opostos durante bilateral com Alemanha

Encontro com representantes do Ministério da Alimentação e Agricultura do ministério alemão, ocorreu durante o GT da Agricultura do G20. Dando continuidade aos encontros bilaterais que estão ocorrendo durante o GT da Agricultura do G20 no Brasil, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com a vice-ministra do Ministério da Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL), Ophelia Nick, nesta quarta-feira (11). O tema central da pauta foi o debate sobre os efeitos das mudanças climáticas na agropecuária.
O ministro Carlos Fávaro destacou que produzir e preservar não são ações opostas, apresentando o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). “O Brasil tem o poder de intensificar sua produção, mas não precisa fazê-lo sobre as florestas. Produzir e intensificar não são antagonistas. Por isso, lançamos o programa de recuperação de pastagens degradadas”, afirmou.
Estudos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Banco do Brasil mostram que o Brasil possui cerca de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade e com alta aptidão para a agricultura.
Fávaro destacou que o objetivo do encontro do GT da Agricultura do G20 é apresentar o potencial brasileiro de produzir de forma sustentável e reforçar que as mudanças climáticas precisam estar na pauta internacional.
A vice-ministra Ophelia Nick ressaltou que incentivos para a produção sustentável são fundamentais, especialmente diante das mudanças climáticas, e são essenciais para a segurança alimentar mundial.
Foi destacado o trabalho do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no combate à fome. Segundo o Relatório das Nações Unidas, edição 2024, sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial, houve uma queda de 85% na insegurança alimentar severa no Brasil.
Na ocasião, foram apresentadas iniciativas relacionadas ao uso de bioinsumos na produção agrícola, área em que o país é um dos principais utilizadores. Por meio do Programa Nacional de Bioinsumos, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atua no fomento, controle e registro desses insumos no Brasil. Os produtores rurais brasileiros têm adotado práticas de biocontrole, como o uso de biofertilizantes.
“Estamos trabalhando junto com o Congresso Nacional para o avanço dos bioinsumos no Brasil. Sabemos do potencial da agricultura brasileira e esses insumos são fundamentais para isso”, disse Fávaro.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos