Em celebração ao Dia da Árvore, comemorado neste sábado (21), a Prefeitura de Chapada dos Guimarães, por meio do Horto Florestal e da Secretaria de Agricultura e Assuntos Fundiários com apoio do Amigo Didi da Pousada, participara de uma ação de plantio de 60 mudas de árvores diversificadas. O evento acontecerá nesta sexta-feira (20), a partir das 8h, na praça do bairro Florada da Serra, e toda a comunidade está convidada a participar. O coordenador do Horto Florestal, Serafim Ferreira, aproveitou a ocasião para agradecer os parceiros envolvidos na iniciativa. Declarou Serafim, destacando a importância do trabalho coletivo em prol da preservação ambiental.
O Amigo Didi da Pousada destaca que o Dia da Árvore é uma data significativa, escolhida para anteceder o início da primavera , que ocorre entre os dias 22 e 23 de setembro. Um dos principais símbolos dessa comemoração é o Ipê-amarelo, árvore emblemática que, juntamente com o Pau-brasil, foi eleita para representar a nação brasileira.
O Amigo Didi da Pousada relata a importância da árvore para a humanidade?
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque: aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração; evitam erosões; produzem oxigênio no processo de fotossíntese; reduzem a temperatura; fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.
Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos."
"Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade". "Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futura", Didi da Pousada diz que juntos estamos contribuindo para um futuro mais verde e sustentável em Chapada dos Guimarães.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário