Embate travado entre os candidatos Lúdio Cabral (PT) e Eduardo Botelho (União) marcou o primeiro debate da TV Vila Real (TV Record, canal 10.1), realizado pelo Grupo Gazeta de Comunicação, nesta terça-feira (3). Foram 2h30 de enfrentamento entre os 4 concorrentes à Prefeitura de Cuiabá. No segundo bloco, Lúdio questionou Botelho sobre "como ele teria coragem de pedir votos a população sendo réu confesso em um suposto esquema para desvio de dinheiro do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT)". O escândalo culminou na Operação Bereré, deflagrada em 2018. “Botelho, o senhor é réu confesso. Você confessou que participou do esquema que desviou mais de R$ 200 milhões no Detran. A Justiça te obrigou, no acordo de confissão, a devolver R$ 800 mil aos cofres. Você acha ético pedir votos?”, questionou.
Na sequência, Botelho respondeu lembrando que Lúdio foi alvo do Ministério Público de Mato Grosso (MPE) por utilizar dinheiro de propina em sua campanha eleitoral a Prefeitura de Cuiabá, em 2012. O parlamentar ainda apontou que o petista era apadrinhado pelo ex-governador Silval Barbosa e ex-secretário de Estado Eder Morais, condenados por esquemas de corrupção no governo de Mato Grosso.
“O candidato Lúdio é acostumado com a mentira, ele, sim, foi conduzido na Operação Rêmora. Você foi 2 vezes candidato de Silval, vamos lembrar isso gente. O coordenador financeiro dele era Eder Morais, que pegou dinheiro, tá na confissão. O senhor mente, foi conduzido na polícia. O senhor, sim, roubou dinheiro para fazer companha, sempre foi mal acompanhado. Tinha até musiquinha lá, Silval, Lúdio. Não esqueça disso”, rebateu.
Botelho ainda acrescentou. “Agora o senhor, sim, PT é especialista nisso. Vamos colocar a verdade par a população”, acrescentou.
Lúdio insistiu na acusação. “Botelho confessou atos de corrupção na Operação Bereré. Você disse que político corrupto não pode ser candidato. Pede pra sair, você é o verdadeiro buraco da administração politica”, rebateu Lúdio.
Botelho, no entanto, afirmou que Lúdio está há 20 anos da vida política e nunca fez nada para a população. “Pare de falar mentira, o senhor está 20 anos na política, não fez nada. Eu, sim, posso dizer, nosso trabalho dá resultado”, retrucou.
Lúdio pediu direito de resposta e foi atendido pela produção. Ao utilizar o tempo, afirmou que apenas depôs como testemunha nas investigações. “Eu depus como testemunha, não fui investigado pelo MP. Não sou réu, ao contrário de você”, disse.
Terceiro bloco
Já no terceiro bloco, Lúdio e Botelho tiveram um novo embate. Dessa vez, Lúdio que a família do chefe do Legislativo também estaria envolvida em que em esquema de corrupção.
“A empreiteira da sua família também assinou acordo de confissão de desvio de dinheiro público, foi obrigada pela Justiça a devolver R4 300 aos cofres. Você ainda tem coragem pedir voto para população. Pede para sair”, disparou.
Botelho, rebateu afirmando que Lúdio é um lobo em pele de cordeiro. “Mais uma mentira desse candidato que já é histórico, 20 anos de serviço público e não fez nada pra ninguém, esse é o famoso lobo em pele de cordeiro, vive mentido. Isso não existiu. Vocês, sim, são especialistas. Agora quer administrar com o PT que criou o mensalão, e historia de corrupção do país. Esse é o candidato que administrar Cuiabá”, rebateu botelho.
Além do embate entre ambos, houve apenas alfinetadas entre Abilio Brunini (PL) e Domingos Kennedy (Republicamos).
Gazetadigital/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário