GOVERNO DE MATO GROSSO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

MARCO HISTÓRICO: Descendentes dão início à Fundação do Museu Júlio S. Müller e Maria de Arruda Müller

Em uma cerimônia realizada no Palácio da Instrução, a cidade de Cuiabá, ganhou um novo espaço cultural: o Museu Júlio S. Müller e Maria de Arruda Müller. A iniciativa partiu dos herdeiros da família Müller, que decidiram transformar o histórico “Solar dos Müller” em um museu dedicado à preservação da história e cultura local.
Em uma cerimônia com a participação de membros da família e também políticos importantes para a cidade e para a história cuiabana, foi formalizada a criação da Associação Museu Júlio Müller e Maria de Arruda Müller, marcando o primeiro passo para transformar o “Solar dos Müller” em um museu que vai preservar a memória e o legado da família Müller.
A iniciativa visa garantir o acesso universal da sociedade a esse patrimônio, promovendo a cultura e a história da região.
História - O “Solar dos Müller”, localizado na Rua Campo Grande, 464, foi construído em 1898 por Júlio Frederico Müller, figura das mais importantes para a história de Cuiabá. Júlio Frederico, que foi prefeito da cidade em 1907 e deputado estadual por cinco mandatos, além de empresário do ramo imobiliário e explorador de borracha no antigo Território de Rondônia, residiu no imóvel até seu falecimento em 23 de setembro de 1930. Após a morte de seus pais, o casarão foi herdado pelo casal Júlio Strübing Müller e Maria de Arruda Müller, que habitaram o imóvel até o final de suas vidas.
O casarão, de 480 m², é um exemplar da arquitetura colonial, construído em adobes e telhas artesanais. O interior do imóvel é decorado com mobiliários de época, destacando-se a biblioteca, que guarda um acervo de livros raros, condecorações e títulos honoríficos, incluindo a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Executivo, concedida à professora Maria de Arruda Müller.
O Museu - A primeira diretoria da associação foi eleita durante a solenidade de criação e é composta por Eliane Müller Affi (Presidente), Augusto Frederico Müller Júnior (Vice-Presidente), Marina Müller de Abreu Lima (Secretária) e Márcia Teresa M. de Abreu Lima (Tesoureira). O Conselho Fiscal conta com Júlio S. Müller Neto e Frederico Muller Coutinho como membros.
O museu tem como missão preservar o imóvel, cuidar do acervo histórico e promover a cultura local. A proposta inclui a criação de circuitos culturais, mostras, palestras, visitas guiadas e outros eventos culturais, visando ampliar o acesso da população cuiabana e dos visitantes ao patrimônio cultural da região. Para alcançar esses objetivos, o museu buscará parcerias com entidades públicas e privadas, além de desenvolver programas educacionais comunitários.
Para a presidente do Museu, Eliane Müller Affi, a criação da entidade é a realização de um sonho da família.“Como presidente e administradora do museu, estou comprometida em realizar um inventário detalhado de todos os bens do imóvel, incluindo móveis e adornos do início do século XX, que possuem um importante valor histórico e decorativo. Este inventário será arquivado em cartório para garantir a preservação do nosso patrimônio. É um sonho de nossa família e tenho a honra de cuidar deste patrimônio”, explicou
O professor Antônio Ernani Pedroso Calháo, advogado e membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas e da Academia Mato-Grossense de Letras, que presidiu à solenidade de lançamento e lembrou que a fundação do Museu Júlio Müller e Maria de Arruda Müller representa não apenas a preservação de um patrimônio familiar, mas também o fortalecimento da memória cultural e histórica de Mato Grosso.
“O Museu Júlio S. Müller e Maria de Arruda Müller será um marco cultural e histórico para Cuiabá e região. Este espaço não apenas preserva a rica herança da família Müller, mas também oferecerá à comunidade e aos futuros visitantes uma oportunidade inestimável de se conectar com o passado. Ao explorar o museu, as pessoas poderão compreender melhor o legado deixado por Júlio S. Müller e Maria de Arruda Müller, e apreciar a importância de suas contribuições para a educação, cultura e desenvolvimento social de Cuiabá. Este museu é um verdadeiro tesouro para todos nós”, completou o professor.
O Comendador Frederico Müller Coutinho, bisneto do casal Júlio e Maria de Arruda Müller, e agora integrante do conselho fiscal do Museu, fez um breve discurso durante a solenidade. Ele destacou a importância sentimental do Solar para sua família, reconheceu o trabalho de Eliane Müller Affi na preservação do casarão e seus pertences, e reforçou a necessidade de uma gestão competente para a conservação do patrimônio e do acervo histórico do “Solar dos Müller”.
IMPORTÂNCIA - A criação do Museu Júlio Müller e Maria de Arruda Müller é um marco para a preservação do patrimônio histórico em Cuiabá, demonstrando o compromisso dos herdeiros em manter viva a memória de seus antecessores. O espaço, que já recebeu figuras históricas como Getúlio Vargas e Tancredo Neves, agora será dedicado ao fortalecimento da cultura local, garantindo que as futuras gerações possam aprender e valorizar a rica história de Mato Grosso.
A solenidade de fundação contou com a presença de diversas autoridades e personalidades, incluindo oSecretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), David Moura; o Deputado Estadual Júlio Campos, o Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo, e a museóloga Fernanda Quixabeira, entre outros. A iniciativa reforça a importância de preservar o passado para construir um futuro culturalmente rico e diversificado.
LEGENDA FOTO : Da esquerda para direita: Ernani Calháo, Frederico Müller Coutinho, Júlio Campos, Eliane Müller Affi, Júlio Müller e Tânia Ponce de Arruda
Folhadoestado/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos