Senador Eduardo Girão anuncia que Presidente Rodrigo Pacheco receberá documento hoje às 16h, parlamentares da oposição planejam apresentar um novo pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida será formalizada no Senado. Segundo postagem do senador Eduardo Girão (Novo-CE), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), receberá o documento pessoalmente, em uma reunião agendada para as 16 horas.
Os deputados federais Coronel Meira (PL-PE), Gustavo Gayer (PL-GO), Bia Kicis (PL-DF) e Girão são as principais lideranças por trás da iniciativa. Ao todo, contam com o suporte de cerca de 150 congressistas que alegam que Moraes é culpado de abuso de poder e violação de direitos constitucionais.
O grupo principal sustenta que as ações do ministro representam uma ameaça à Constituição Federal e interferem indevidamente nas outras esferas de poder.
Destituição de Moraes Está Nas Mãos do Senado
A iniciativa do impeachment de um ministro do STF começa no Senado, portanto, está nas mãos de Pacheco, que tem a responsabilidade de colocá-lo em pauta.
“Nossa Constituição tem sido desrespeitada em diversas ocasiões por decisões do ministro Alexandre de Moraes”, disse Meira. “Precisamos preservar os direitos individuais e as garantias fundamentais dos cidadãos, assegurando o Estado Democrático de Direito”.
A ação de Moraes de impedir o acesso ao Twitter/X no Brasil é um dos aspectos mais reprovados pelos parlamentares. No sábado, dia 7, críticos participaram de uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro. A mobilização solicitou a anistia dos “presos políticos” do dia 8 de janeiro e o impeachment de Moraes.
Além de barrar o X, os legisladores apontam outras posturas de Moraes que acreditam ser excessivas. Incluem-se nessa lista o emprego inapropriado de detenção cautelar, a desconsideração de opiniões da Procuradoria-Geral da República, a infringência das prerrogativas dos advogados e a recusa de conceder prisão domiciliar a indivíduos com sérias condições de saúde.
Também se observa a aplicação de multas excessivas para o uso de VPNs e o pedido de intervenção ao Congresso dos Estados Unidos em assuntos internos. As informações são da Revista Oeste.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Nenhum comentário:
Postar um comentário