Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 10 de setembro de 2024

REDE MUNICIPAL: Vereador apresenta projeto para criação de farmácia de manipulação cuiabana

O vereador Julio da Power (Republicanos) apresentou na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, na Câmara Municipal de Cuiabá o projeto de lei que propõe a criação do Programa "Farmácia de Manipulação Cuiabana" na rede pública de saúde municipal. O projeto visa atender às demandas de medicamentos manipulados provenientes das Unidades Básicas de Saúde da capital.
Conforme o parlamentar o principal objetivo do programa é oferecer medicamentos personalizados e manipulados, mediante prescrição médica emitida por profissionais da rede pública municipal, de forma gratuita para a população. "É uma maneira de garantir medicamentos de qualidade e eficazes para a população, com um custo reduzido para o poder público", destaca o vereador Julio da Power.
“É de conhecimento geral que muitos medicamentos industrializados podem ser manipulados a um custo significativamente menor, pois não sofrem a incidência de taxas de comercialização e marketing que encarecem os produtos. Hoje, diversas pessoas já recorrem a farmácias de manipulação para economizar, sem perder a qualidade e eficácia dos medicamentos”, disse Julio, ao defender o projeto.
Como vai funcionar
Segundo o projeto, os medicamentos manipulados só poderão ser entregues mediante apresentação de receita assinada por médicos credenciados na rede pública de saúde de Cuiabá. A receita será analisada e conferida por farmacêuticos municipais antes de ser enviada para produção. A quantidade e dosagem dos medicamentos serão específicas para o paciente mencionado na prescrição, e é proibida a manipulação em larga escala.
O projeto também autoriza o Executivo a firmar parcerias com entidades assistenciais, instituições educacionais, e outros órgãos para garantir a execução eficaz do programa. Além disso, a farmácia deverá seguir todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com uma equipe treinada e instalações tecnológicas adequadas para garantir a segurança e qualidade dos medicamentos.
"O propósito deste projeto é simples, mas fundamental: proporcionar o suprimento de medicamentos de forma personalizada, atendendo às necessidades de cada paciente do SUS. Em uma farmácia de manipulação, os remédios são preparados seguindo receitas específicas, de acordo com a prescrição dos profissionais de saúde," explicou o vereador.
O vereador destacou a importância de iniciativas que promovam a saúde pública e a dignidade da pessoa humana, oferecendo à população mais recursos para o cuidado de sua saúde com medicamentos personalizados e acessíveis.
O projeto ainda precisa ser aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Caso aprovado, a nova lei entrará em vigor em até 90 dias após sua publicação.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos