Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

AGENTES DE SAÚDE: Marco Regulatório iniciado por Max Russi deve chegar a outros estados

O marco regulatório, que assegura direitos dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE), deve se estender para outros estados, conforme o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). As consideradas “boas práticas”, que tiveram início através da iniciativa do deputado Max Russi (PSB), foram lembradas durante o lançamento do documentário Anjos ou Heróis: ACSs e ACES, produzido pela TV Assembleia. Conforme o TCE, a intenção é divulgar os trabalhos para outras cortes de contas do Brasil, para que assim sigam a mesma linha em seus estados, dando aos municípios condições para adotarem a nova medida, valorizando a categoria.
Durante a solenidade, que além do deputado Max Russi contou com a participação de diversas autoridades, como o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, e do senador Wellington Fagundes (PL), mais de 400 ACSs e ACEs receberam homenagens em referência ao atendimento prestado.
Eliane Pereira da Cunha é ACS há 16 anos em Jangada e responsável por atender 4 comunidades na zona rural, um total de 30 famílias. “Só tenho a agradecer ao deputado Max Russi por esse olhar acolhedor. Um olhar de reconhecimento da nossa classe. Gratidão sempre a todos os envolvidos”, destacou.
Max Russi foi autor da proposta que criou a Câmara Setorial Temática (CST) dos ACSs e ACEs, hoje denominada Frente Parlamentar, sob a coordenação do advogado Carlos Eduardo dos Santos, com o intuito de proporcionar qualificação técnica e estudos da legislação.
A partir das diretrizes ali discutidas, foi lançado o curso profissional Técnico em Agentes Comunitários de Saúde (TACS) com ênfase em Endemias, que entre 2021 e 2022 formou gratuitamente 3.301 profissionais.
Em seguida, foram diversos encaminhamentos com a Corte de Contas, para a então implantação da mesa técnica, resultando no marco regulatório, que regulamenta as atividades dos ACSs e ACEs, garantindo o cumprimento da Constituição Federal na formalização do vínculo, remuneração, efetivação, pagamento de adicional de insalubridade, dentre outros direitos. Essa é a base legal que já levou a realidade da efetivação para mais de 50% dos agentes de saúde do estado.
Com isso, o evento realizado no auditório do TCE amplifica o entendimento da unificação dos direitos e garantias dessas categorias, que hoje juntas contam com aproximadamente 7 mil profissionais atuando em todo território mato-grossense. Além do material orientativo na cartilha, o encontro ofereceu palestras e oficinas.
Documentário – No documentário Anjos ou Heróis ACSs e ACES, de cerca de 40 minutos, é revelado o dia a dia desses profissionais em diferentes cidades do estado. A produção também traz um pouco do trabalho da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos ACS e ACE.
Para a produção, foram visitados os municípios de Confresa, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Mutum, Cáceres, Jaciara, Barão de Melgaço e Cuiabá (Distrito Nossa Senhora da Guia) entre agosto e setembro. Nele são retratadas diferentes realidades vividas pelos agentes, que atendem diretamente, inclusive, pessoas em vulnerabilidade e com dificuldades de acesso aos serviços de saúde pública.
“Esse documentário é mais uma forma de valorização de mostrar o trabalho que vocês estão fazendo”, discursou o deputado Max Russi.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos