Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Botelho celebra novo lar para idosos em Cuiabá e anuncia parceria

ALMT vai destinar recursos para construção da sede que vai abrigar 104 idosos. E mais 100 pessoas que serão atendidas durante o dia. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT vai contribuir com a construção de um novo espaço público para idosos, em Cuiabá. A afirmação foi dada pelo presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (União), hoje (22), durante a cerimônia de doação da área nas proximidades do Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas do Estado – Sinttcontas/MT.
Chamada de Instituição de Longa Permanência para idosos – ILPI as expectativas são de construir, inicialmente, cinco unidades em Mato Grosso, sendo a primeira em Cuiabá. Durante a visita na área, Botelho alertou sobre a grande demanda reprimida e citou o importante trabalho desenvolvido pelo Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, entidade que tem o apoio da ALMT.
“A Assembleia Legislativa pode ser parceira em todos os aspectos. Primeiro, alocando recursos no orçamento do Estado, e também no orçamento da própria Assembleia, pois vamos disponibilizar um percentual para que ela entre na parceria para a construção dessa sede. A Assembleia já vem fazendo trabalho social. E essa aqui é uma ação que demanda urgência, haja vista que há muito tempo não se constroi nada para atender os idosos e precisamos cuidar dessas pessoas”, afirmou Botelho. O conselheiro Sérgio Ricardo, presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), disse sobre a satisfação de doar parte da área de 36 hectares para causa social. Pelo menos 10 hectares serão usados para a nova sede que vai abrigar os idosos, oferecendo conforto e atividades em meio à natureza, além disso, contará também infraestrutura completa de lazer do Sindicato dos Trabalhadores do TCE-MT (Sinttcontas), localizado ao lado da área cedida.
“É um presente do presidente do Tribunal de Contas à Cuiabá. Em 2050, teremos 175 idosos para cada 100 jovens. O Brasil já começou a decrescer e isso é um grande problema, por isso precisamos nos preocupar realmente com essa população. Em MT, 15% população já é considerada idosa e a maioria é de baixa renda”, avaliou o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando Perri, que coordena a implantação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa do Estado (Renadi-MT). Perri garantiu a destinação de cerca de R$ 50 milhões para a construção de cinco lares em Mato Grosso.
A parceria conta também com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), responsável pela elaboração dos projetos. Os lares deverão ser custeados pelos municípios. A AMM se comprometeu a apresentar, em 15 dias, cinco opções de projetos de acordo com a estrutura da área. “Em Cuiabá tinha o problema em relação à área. Mas quando foi apresentado esse projeto ao presidente Sérgio Ricardo ele prontamente se comprometeu em doar a área, então, mais uma vez, o TCE se destaca e a nossa equipe está engajada em apresentar os melhores projetos”, afirmou o presidente da AMM, Leonardo Bortolin.
Instituição de Longa Permanência para idosos – ILPI – São unidades que têm caráter residencial ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, garantindo sua liberdade, dignidade e cidadania. Os espaços acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade social, com diferentes necessidades e graus de dependência, oferecendo, além de acolhimento integral, a possibilidade de que os idosos sejam atendidos ao longo do dia e retornem à noite para suas famílias.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário