Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Deputada propõe criar Centro de Segurança da Mulher e defende ação focada em casos de risco de feminicídio

Acolher e evitar a revitimização de mulheres vítimas de violência. Essa deve ser a missão do Centro de Segurança da Mulher no âmbito da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, projeto apresentado pela deputada estadual Priscila Dourado (PSB). A proposta legislativa busca dar resposta à uma demanda social grande em todo o estado e foi elaborado após reuniões da parlamentar com movimentos sociais e instituições públicas como Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Publica.
A iniciativa foi apresentada na semana que marca o Dia Nacional de Luta Contra Violência a Mulheres e busca oferecer um atendimento mais próximo e eficiente às mulheres vítimas de violência doméstica que tenham solicitado medidas protetivas, reforçando a rede de proteção já existente no estado. De acordo com a deputada, “o Centro de Segurança da Mulher terá como objetivo central monitorar e garantir a segurança de mulheres em situação de vulnerabilidade, proporcionando um atendimento contínuo e remoto por meio de ligações e mensagens”.
Dentre as principais atribuições do novo centro, estão o acompanhamento diário das vítimas com medidas protetivas em vigor, o oferecimento de orientações e suporte emocional e a facilitação do acesso ao serviço de Patrulha Maria da Penha para proteção imediata em casos de risco de feminicídio.
O projeto de lei prevê ainda a criação de um sistema de registro das interações com as vítimas, respeitando a confidencialidade e a privacidade, com o intuito de aprimorar o atendimento prestado e garantir uma resposta rápida sempre que necessário. Para isso, o Centro de Segurança contará com profissionais da Secretaria de Estado de Segurança Pública, capacitados para lidar com situações de vulnerabilidade e distribuídos estrategicamente por região, de modo a assegurar um suporte mais próximo às vítimas.
Além de ampliar o alcance da Patrulha Maria da Penha, o Centro de Segurança da Mulher será responsável por estabelecer um canal de comunicação acessível, permitindo que as vítimas relatem suas necessidades e recebam orientações de forma segura e discreta.
A deputada também frisou que a medida busca suprir um déficit no atendimento a essas mulheres, especialmente no interior do estado, onde a escassez de efetivos e a infraestrutura limitada muitas vezes atrasam a resposta em situações críticas. Segundo Priscila Dourado, o Centro de Segurança da Mulher será um reforço estratégico na rede de proteção e uma ferramenta fundamental para garantir que todas as vítimas tenham acesso a um atendimento digno e eficaz.
O projeto, que aguarda aprovação na Assembleia Legislativa, prevê que os recursos para a implementação e manutenção do Centro sejam destinados do orçamento já existente para a proteção e promoção dos direitos das mulheres.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário