Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Deputada propõe Programa “Laudo Já” para ampliar diagnóstico e tratamento a autistas

A deputada estadual Priscila Dourado apresentou o Projeto de Lei que cria o Programa “Laudo Já”, com o objetivo de agilizar o diagnóstico e o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Mato Grosso. O projeto quer otimizar a contratação de profissionais especializados, principalmente nas áreas de neuropediatria, neuropsicologia e psiquiatria.
De acordo com a parlamentar, a iniciativa legislativa cria mecanismos legais e estratégias de gestão para atender a grande demanda por esses profissionais, que são escassos no Estado. Entre essas estratégias estão convênios com municípios ou consórcios intermunicipais, ampliando então o programa Fila Zero com atendimentos ambulatoriais especializados.
"Assim, estaremos permitindo que as equipes multidisciplinares sejam reforçadas com esses profissionais essenciais para um diagnóstico eficaz e um tratamento adequado. Temos um déficit significativo de profissionais para a realização de diagnósticos rápidos e precisos. O Programa Laudo Já é uma iniciativa que busca suprir essa necessidade, garantindo atendimento de qualidade, especialmente para as famílias das regiões mais carentes do nosso Estado”, destaca a deputada Priscila Dourado.
O projeto prevê que a operacionalização do programa por meio de convênios podem ser firmados entre o Estado de Mato Grosso e os municípios, conforme as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 11.909/2022, priorizando as regiões mais vulneráveis e que enfrentam maior carência de profissionais especializados.
A iniciativa também visa a capacitação contínua de profissionais de saúde e educação, com o intuito de qualificar o atendimento e aprimorar as técnicas utilizadas no diagnóstico e tratamento de pessoas com TEA. “Nosso objetivo é garantir que os profissionais envolvidos tenham acesso ao que há de mais moderno e eficaz no campo do diagnóstico e do atendimento, para que as famílias recebam o suporte necessário de forma rápida e humanizada”, reforça a deputada.
O projeto também prevê um sistema de monitoramento contínuo dos resultados do Programa, com a publicação anual de relatórios que ficarão disponíveis para avaliação da sociedade e do poder público. “Transparência e responsabilidade são essenciais para que possamos corrigir falhas e melhorar o atendimento a cada ano. O Laudo Já será uma ferramenta para transformarmos a realidade de muitas famílias que enfrentam dificuldades na busca por um diagnóstico”, afirma Priscila.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos