Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

DERRUBADA DA NOVA MESA DIRETORA: Botelho defendera manutenção da Nova Mesa BIÊNIO 2025/2026 e acionará Procuradoria da ALMT

Nesta manhã de quinta-feira(31) no saguão negro da ALMT, o presidente da ALMT Eduardo Botelho, anunciou que acionará a Procuradoria da Casa para defender e manter a eleição da nova Mesa Diretora Biênio 2025/2026, a qual validou o deputado estadual Max Russi (PSB) como presidente.
A eleição ocorreu em agosto, e, junto a Russi, foram eleitos Júlio Campos (União Brasil) como vice-presidente e Doutor João (MDB) como primeiro-secretário. No entanto, a decisão de Botelho surge em resposta a uma recente medida tomada pelo Ministério Público Federal (MPF).
Ontem, o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, moveu uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) visando novas eleições em Assembleias Legislativas de vários estados, incluindo Mato Grosso.
A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) questiona o artigo 15 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que autoriza eleições para a Mesa Diretora na última sessão ordinária de setembro do segundo ano legislativo.
A eleição da Mesa Diretora mato-grossense ocorreu em 7 de agosto, em desvio ao que estabelece o regimento.
Embora o STF aceite eleições antecipadas para a formação da Mesa Diretora, o procurador-geral Gonet Branco argumenta que devem ser observados os critérios de “contemporaneidade e razoabilidade” previstos na Constituição.
Ele afirma que o período adequado para essa eleição é apenas a partir de outubro, ano anterior ao biênio do mandato da Mesa Diretora.
Botelho reiterou a confiança no resultado da eleição e manifestou que a decisão de acionar a Procuradoria é necessária para assegurar o cumprimento das normas internas e validar o novo comando da Assembleia.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário