Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

ELEIÇÕES 2024: Seis deputados federais são eleitos prefeitos no primeiro turno

Dos 73 deputados federais candidatos a cargos de prefeitos nas eleições municipais de 2024, seis foram eleitos neste domingo (6), e outros 15 passaram para o segundo turno, que será realizado no dia 27 de outubro.
Foram eleitos Alberto Mourão (MDB), em Praia Grande (SP); Carmen Zanotto (Cidadania), em Lages (SC); Dr. Benjamim (União), em Açailândia (MA); Gerlen Diniz (PP), em Sena Madureira (AC); Hélio Leite (União), em Castanhal (PA); e Washington Quaquá (PT), em Maricá (RJ).
Entre os nomes, proporcionalmente, Quaquá teve a maior votação, com 72,5% dos votos de Maricá, município da região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele recebeu 91.789 votos e superou Fabinho Sapo (PL), Dr. Claudio Ramos (Novo) e Marcia Santiago (PMB). Foram 7.786 votos nulos e 5.413 votos em branco.
Quaquá é vice-presidente nacional do PT e já havia sido prefeito de Maricá de 2009 a 2017. É deputado federal pelo Rio de Janeiro desde 1º de março de 2023, eleito para o posto com 113.282 votos em 2022.
Em relação aos deputados federais que passaram para o segundo turno das eleições municipais de 2024, está, por exemplo, Guilherme Boulos (Psol-SP); ele recebeu 1.776.127 votos (29,07% do total), superado apenas pelo atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), que recebeu 1.801.139 (29,48%). Confira a lista completa:
Abilio Brunini (PL), em Cuiabá (MT);
Alex Manente (Cidadania), em São Bernardo do Campo (SP);
André Fernandes (PL), em Fortaleza (CE);
Capitão Alberto Neto (PL), em Manaus (AM);
Carlos Jordy (PL), em Niterói (RJ);
Delegado Éder Mauro (PL), em Belém (PA);
Guilherme Boulos (Psol), em São Paulo (SP);
Márcio Correa (PL), em Anápolis (GO);
Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre (RS);
Mariana Carvalho (Republicanos), em Imperatriz (MA);
Natália Bonavides (PT), em Natal (RN);
Naumi Amorim (PSD), em Caucaia (CE);
Paulinho Freire (União), em Natal (RN);
Ricardo Silva (PSD), em Ribeirão Preto (SP); e
Rosana Valle (PL), em Santos (SP).
Entre os deputados federais que concorreram e não conseguiram se eleger nem passar para o segundo turno, estão, por exemplo, Tabata Amaral (PSB-SP), que disputou a prefeitura de São Paulo, e Adriana Accorsi (PT-GO), que estava na corrida pela prefeitura de Goiânia.
Os deputados que deixarem o cargo para assumirem o posto de prefeito serão substituídos por suplentes.
Senado
Em relação aos três senadores que foram candidatos a cargos de prefeitos, nenhum se elegeu ou passou para o segundo turno. Concorreram Carlos Viana (Podemos-MG), em Belo Horizonte; Eduardo Girão (Novo-CE), em Fortaleza; e Vanderlan Cardoso (PSD-GO), em Goiânia.
Por outro lado, dos seis suplentes de senadores que disputaram prefeituras, dois tiveram sucesso nas urnas: Janaína Farias (PT), que é segunda suplente de Camilo Santana (PT), foi eleita prefeita de Crateús (CE); e Pedro Fernandes (União), primeiro suplente da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), foi eleito prefeito de Arame (MA).
Além disso, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) foi eleito vice-prefeito de Maceió, na chapa encabeçada por João Henrique Caldas (PL), o JHC, que foi reeleito prefeito no primeiro turno com 379.544 votos (83,25% do total). Quando Cunha deixar o posto de senador para assumir a nova função, será substituído pela suplente Dra. Eudócia (PL).
Quando um suplente de senador é eleito para outro cargo, ele não precisa deixar a suplência. Entretanto, se for convocado para assumir o mandato no Senado, precisará escolher entre deixar a suplência ou renunciar ao cargo que conquistou nas urnas.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário