Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Governo irá repatriar brasileiros que estão no Líbano

Itamaraty e Ministério da Defesa coordenam operação de regaste. Primeiro voo deve sair do aeroporto de Beirute no fim de semana. O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira (30/09) que irá buscar brasileiros que estão no Líbano. Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a determinação para repatriar os brasileiros é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) será enviado para o Líbano nos próximos dias. "A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais", diz a nota do Itamaraty.
A decisão foi tomada após o presidente Lula conversar com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no México, onde estão para acompanhar a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. Mauro Vieira informou a Lula sobre a situação em Beirute, capital libanesa, e sobre as conversas que teve em Nova York.
No sábado, o chanceler brasileiro se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Líbano, Abdallah Rashid Bou Habib. Os dois conversaram sobre conflito entre Israel e o grupo radical islâmico Hezbollah e discutiram sobre uma possível repatriação de brasileiros no país.
Início nos próximos dias
Segundo Mauro Vieira, o primeiro voo deve sair no decorrer do final de semana. A data exata da operação coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa será anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da FAB prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto.
A região sofre com os contínuos ataques aéreos israelenses em Beirute, no sul do Líbano e no Vale do Beqaa. A situação pode escalar ainda mais após Israel iniciar uma ofensiva terrestre no sul do Líbano.
Na semana passada, os bombardeios israelenses no Líbano causaram a morte de dois adolescentes brasileiros. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.
md/cn (Agência Brasil, ots)Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos