Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Presidente da Aprosoja MT fala sobre aprovação de projeto sobre empresas que aplicam a Moratória da Soja

A lei trará justiça à relação entre produtores rurais e agroindústria e reforça o compromisso dos parlamentares com a redução das desigualdades sociais. O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Lucas Costa Beber, falou nesta semana sobre a aprovação do Projeto de Lei nº 2256/2023, que estabelece critérios objetivos para a concessão de incentivos fiscais e terrenos públicos a empresas no âmbito do Estado de Mato Grosso.
O projeto, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, busca desestimular acordos comerciais, como a Moratória da Soja, que desrespeitam a Constituição Federal e as leis brasileiras.
"Trago uma boa notícia aos nossos associados. Tivemos a aprovação do projeto de lei proposto pelo deputado Gilberto Cattani, uma proposta que retira os incentivos fiscais das empresas que impõem aos nossos produtores rurais a Moratória da Soja ou quaisquer outros acordos comerciais privados que se sobreponham à Constituição Federal e ao nosso Código Florestal", afirmou Lucas Costa Beber.
O presidente destaca que o texto foi aprovado na forma do seu quinto substitutivo integral, reflexo do amplo debate e amadurecimento da proposta após diálogo dos parlamentares com o Governo, produtores e agroindústria. Um texto equilibrado que merece ser rapidamente sancionado e regulamentado pelo Governador, reforça o Presidente.
A lei, após sancionada, vedará a concessão de benefícios fiscais e terrenos públicos a empresas que participem de acordos privados que limitem a expansão da atividade agropecuária em áreas não protegidas por legislação ambiental específica, ou que restrinjam o direito à livre iniciativa dos cidadãos mato-grossenses. O texto, contudo, faz uma ressalva para operações comerciais que se destinem a países com legislações mais rígidas, sem, no entanto, autorizar que as empresas exportadoras imponham as regras de um único mercado comprador a toda a base de produtores. Segundo Lucas, “respeitamos a soberania deles e eles respeitam a nossa, nada mais justo”.
Para o presidente da Aprosoja MT, a aprovação do projeto é uma vitória não só para os produtores, mas para a sociedade como um todo, uma vez que a nova lei atenderá também ao pleito da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e da União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso (UCMMAT). "O projeto de lei recebeu sugestões de aperfeiçoamento da base do governo na Assembleia, além de ser a medida anunciada pelo Governador no ano passado para enfrentar o problema da Moratória da Soja. O Governador tem sido um líder que honra com seus compromissos, e isso nos deixa seguros quanto a sanção do projeto e regulamentação da lei. Precisamos virar logo essa página de abusos econômicos e discriminação de municípios que vem perdurando desde 2006, com a criação da Moratória da Soja”, finaliza Lucas Costa Beber.
Bruna Lima Damasceno/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos