Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

domingo, 27 de outubro de 2024

SEGUNDO TURNO: Voto em branco e voto nulo: qual a diferença?

Brasileiros de 51 cidades voltam às urnas em 27 de outubro para o segundo turno das eleições municipais de 2024.
O voto no Brasil é obrigatório, porém, o eleitor tem o direito de comparecer ao local de votação e não escolher nenhum candidato, segundo a Constituição Federal.
Isso pode ser feito de duas formas:
voto nulo
voto em branco
O que é voto em branco?
O voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta nenhum tipo de preferência por qualquer candidato. A opção pode ser escolhida apertando na tecla “branco” na urna e, em seguida, na tecla “confirme”.
Antes da existência das urnas eletrônicas, quando a cédula de votação não era assinalada, considerava-se o voto como “em branco”. Atualmente, para configurar o voto em branco, é preciso aperta a tecla “branco” na urna eletrônica.
O que é voto nulo?
Com a opção de voto nulo, a Justiça Eleitoral entende que o eleitor manifesta sua vontade de anular por completo seu voto.
Para realizar essa escolha na urna, basta digitar um número de candidato inexistente, como “00”, por exemplo.
Qual é a diferença entre voto em branco e voto nulo?
A diferença entre eles é a forma com que se invalida o voto. O impacto, independente de ser nulo ou branco, é a diminuição da quantidade de votos válidos que um candidato precisa para ser eleito.
Segundo texto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votos “brancos e nulos servem apenas como registro da insatisfação do eleitorado com os candidatos na disputa”.
No passado, o voto em branco era considerado válido em eleições proporcionais, ou seja, fazia parte do cálculo para definir os vencedores de um pleito. A regra mudou em 1997.
Até então, o voto em branco era tido como o que indicava que o eleitor estava satisfeito com qualquer candidato que vencesse a disputa eleitoral. Já o voto nulo era considerado como de protesto, contra os candidatos do pleito.
Qual é a diferença entre voto válidos e inválidos?
A atual legislação eleitoral considera como válidos todos os votos que forem direcionados a um determinado candidato, ou a um partido.
Dessa forma, os votos nulos e brancos são considerados inválidos, de forma que é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos.
Ou seja, esses inválidos votos simplesmente não são contados. Assim, mesmo que mais da metade dos votos sejam nulos, não é possível que se cancele uma eleição, uma vez que esses votos não são considerados.
Por exemplo, num caso hipotético em que a grande maioria da população anulasse seu voto, de forma que apenas os familiares dos candidatos votassem, ganharia aquele que tivesse a família mais numerosa.
Qual é o impacto de invalidar o voto na eleição?
Para se eleger em primeiro turno, um candidato precisa da maioria de votos, que equivale a 50% mais um voto.
Se uma grande parte das pessoas escolhe por voltar em branco, ou nulo, o número de eleitores que um candidato precisa para se eleger diminui.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário