No dia 12/11, o teatro do Sesc Arsenal será palco de temas como a revitalização do Centro Histórico de Diamantino; o centro Histórico de Cuiabá. No dia 12 de novembro, o teatro do Sesc Arsenal recebe o segundo dia do 1° Fórum do Patrimônio Mato-grossense, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MT). A programação do dia conta com palestras que envolvem temas como a revitalização do Centro Histórico de Diamantino; o Centro Histórico de Cuiabá; e a influência estrangeira na arquitetura cuiabana.
Com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Instituto Homem Brasileiro (IHB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento tem dois dias de duração (11 e 12) e as inscrições são gratuitas.
Confira mais sobre os facilitadores de palestras do dia 12/11:
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Gestão do Patrimônio Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Francyla Bousquet Santos ministra a palestra “Projeto de revitalização do Centro Histórico de Diamantino/MT” ao lado de Maria Regina Pontin de Mattos, Isabel Ballesté (que também compõem a programação do dia 11/11). A profissional se dedica a quase 30 anos a projetos de restauro, retrofit e projetos especiais como técnica, coordenadora e gestora e atualmente é coordenadora técnica do projeto de Revitalização “Reviva Diamantino”, no Mato Grosso, executado pela FGV Conhecimento.
Na sequência, Ana Joaquina da Cruz abordará o tema “Desafios institucionais acerca da Pesquisa Arqueológica em Sítios Históricos: O caso do Centro Histórico de Cuiabá/MT”. Graduada no curso de Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da Universidade Federal do Piauí e mestre em Arqueologia pela mesma instituição, a profissional é servidora efetiva da Superintendência do IPHAN no Estado de Mato Grosso, atualmente ocupando o cargo de chefe da divisão técnica do Instituto.
No período da tarde, Robinson de Carvalho Araújo falará sobre a Influência estrangeira na arquitetura cuiabana. Ele é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre em Mestre em Climatologia Urbana (UFMT). Também é especialista em restauração de arquitetura e em projeto de arquitetura em áreas de interesse cultura (Cândido Mendes/RJ). É servidor da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) desde agosto de 2013 e atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico, sendo responsável por aproximadamente 3000 imóveis tombados em todo estado, além de administrar cinco museus na capital mato-grossense
Ana Vittori Frigeri é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMT e Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO-UFMT, 2022). Atua na preservação do patrimônio cultural brasileiro, em especial o de Mato Grosso. Sócia do escritório Memora Arquitetura, Restauro e Consultoria. Pesquisadora Associada do Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá (UFMT).
Presidente do Instituto Homem Brasileiro, Ana ministra a palestra “As possibilidades da atuação do arquiteto urbanista para a preservação do patrimônio arqueológico mato-grossense” juntamente com Marcos Vinicius Oliveira dos Santos, arqueólogo pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência na área de arqueologia histórica, envolvendo prospecção, resgate, monitoramento arqueológico e análises laboratoriais e é membro da diretoria do Instituto Homem Brasileiro; e Jovanka Melvi Mercado Bravo Rodrigues (Diretoria do Instituto Homem Brasileiro), que é graduanda em Licienciatura em Auditoria – Ciências Contábeis, pela Universidade Pública “Mayor de San Andres”, em La Paz, Bolivia. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em gestão de projetos e atualmente colaboradora junto ao IHB na gestão financeira, logística e institucional.
Laura Resende/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário