GOVERNO DE MATO GROSSO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

terça-feira, 5 de novembro de 2024

1° Fórum do Patrimônio Mato-Grossense – Confira os palestrantes do 2° dia do evento

No dia 12/11, o teatro do Sesc Arsenal será palco de temas como a revitalização do Centro Histórico de Diamantino; o centro Histórico de Cuiabá. No dia 12 de novembro, o teatro do Sesc Arsenal recebe o segundo dia do 1° Fórum do Patrimônio Mato-grossense, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MT). A programação do dia conta com palestras que envolvem temas como a revitalização do Centro Histórico de Diamantino; o Centro Histórico de Cuiabá; e a influência estrangeira na arquitetura cuiabana.
Com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Instituto Homem Brasileiro (IHB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento tem dois dias de duração (11 e 12) e as inscrições são gratuitas.
Confira mais sobre os facilitadores de palestras do dia 12/11:
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Gestão do Patrimônio Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Francyla Bousquet Santos ministra a palestra “Projeto de revitalização do Centro Histórico de Diamantino/MT” ao lado de Maria Regina Pontin de Mattos, Isabel Ballesté (que também compõem a programação do dia 11/11). A profissional se dedica a quase 30 anos a projetos de restauro, retrofit e projetos especiais como técnica, coordenadora e gestora e atualmente é coordenadora técnica do projeto de Revitalização “Reviva Diamantino”, no Mato Grosso, executado pela FGV Conhecimento.
Na sequência, Ana Joaquina da Cruz abordará o tema “Desafios institucionais acerca da Pesquisa Arqueológica em Sítios Históricos: O caso do Centro Histórico de Cuiabá/MT”. Graduada no curso de Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da Universidade Federal do Piauí e mestre em Arqueologia pela mesma instituição, a profissional é servidora efetiva da Superintendência do IPHAN no Estado de Mato Grosso, atualmente ocupando o cargo de chefe da divisão técnica do Instituto.
No período da tarde, Robinson de Carvalho Araújo falará sobre a Influência estrangeira na arquitetura cuiabana. Ele é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre em Mestre em Climatologia Urbana (UFMT). Também é especialista em restauração de arquitetura e em projeto de arquitetura em áreas de interesse cultura (Cândido Mendes/RJ). É servidor da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) desde agosto de 2013 e atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico, sendo responsável por aproximadamente 3000 imóveis tombados em todo estado, além de administrar cinco museus na capital mato-grossense
Ana Vittori Frigeri é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMT e Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO-UFMT, 2022). Atua na preservação do patrimônio cultural brasileiro, em especial o de Mato Grosso. Sócia do escritório Memora Arquitetura, Restauro e Consultoria. Pesquisadora Associada do Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá (UFMT).
Presidente do Instituto Homem Brasileiro, Ana ministra a palestra “As possibilidades da atuação do arquiteto urbanista para a preservação do patrimônio arqueológico mato-grossense” juntamente com Marcos Vinicius Oliveira dos Santos, arqueólogo pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência na área de arqueologia histórica, envolvendo prospecção, resgate, monitoramento arqueológico e análises laboratoriais e é membro da diretoria do Instituto Homem Brasileiro; e Jovanka Melvi Mercado Bravo Rodrigues (Diretoria do Instituto Homem Brasileiro), que é graduanda em Licienciatura em Auditoria – Ciências Contábeis, pela Universidade Pública “Mayor de San Andres”, em La Paz, Bolivia. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em gestão de projetos e atualmente colaboradora junto ao IHB na gestão financeira, logística e institucional.
Laura Resende/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos