GOVERNO DE MATO GROSSO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

ACONTECEU HOJE NA ALMT: Lançamento do Livro Cidades Invisíveis com o apoio da vice-presidente da ALMT, Janaina Riva

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) sediou o lançamento do livro “Cidades Invisíveis” da escritora, pesquisadora e jornalista, Margherita Detomas, no Salão Negro, nesta quinta-feira (7). O evento conta com o apoio da vice-presidente da ALMT, deputada Janaina Riva (MDB).
“A deputada conheceu pessoalmente a escritora Margherita, e soube que esse livro havia sido lançado na Itália e em São Paulo. E a partir disso, organizamos o lançamento da obra aqui na Casa. Janaína é incentivadora da divulgação de obras literárias e da cultura mato-grossense”, destacou a servidora da ALMT, Tânia Figueira, que no ato representou a deputada Janaina Riva.
Após 25 anos de pesquisas científicas e visitas a inúmeros lugares no Brasil e na América do Sul, a obra retrata a trajetória de Percy H. Fawcett, arqueólogo e pesquisador inglês, que desapareceu em uma expedição na Serra do Roncador em Mato Grosso, em 1.925, em busca de uma civilização perdida.
A obra já conquistou o status de best-seller na Itália, e, em razão de sua ligação especial com as terras mato-grossenses, por isso, a autora fez questão de realizar o lançamento em Cuiabá.
“Recebi a possibilidade lançar o meu livro aqui na ALMT com o apoio da deputada Janaína Riva e de outros deputados. Para mim é uma honra, me sinto emocionada e isso está mexendo com o meu coração. A obra tem 380 páginas, sendo 20 somente de referências”, contou Margherita Detomas.
A escritora disse que essa obra “é um livro coletivo, muitas pessoas ajudaram. A metade dele é uma reconstrução histórica sobre o caso do coronel Percy H. Fawcett, com 30 expedições e pesquisas de campo feitas com as instituições daqui. Eu agradeço as autoridades do estado de Mato Grosso e em forma de reconhecimento entrego essa obra que pertence ao Brasil.
Para o escritor e membro da Academia de Letras de Mato Grosso, Ubiratã Alves, presente no evento, “escrever um livro é um trabalho de muita luta. É como você se preparar para receber um novo filho. Isso é fruto do intelecto, em que o escritor se dedica horas e horas, se tornando muitas vezes um solitário e incompreendido. Parabéns a essa brilhante escritora, Margherita Detomas”.
O presidente do Instituto Histórico Geográfico de Mato grosso, João Carlos Vicente Ferreira, disse que o lançamento desse livro destaca a importância da pesquisa em qualquer instância. “Quando se trata de Fawcett, que é uma figura icônica mundialmente falando, isso atrai, logicamente, os olhares, as atenções de todos. E nós fazemos questão, como guardiões, da memória histórica de Mato Grosso, prestigiar esse momento histórico para os mato-grossenses, contribuindo da melhor maneira possível para a disseminação desse trabalho”.
Margherita Detomas - É jornalista da Rádio Televisione Italiana, com sede em Bolzano. Ela também é escritora e documentarista. Em 1999 desenvolveu o ensaio histórico "Il Trentino", para as edições Quadratum. Apaixonada por Exploração, Arqueologia e culturas do passado, Detomas publicou diversas reportagens em revistas especializadas. Formada em Letras e Filosofia, com tese de pesquisa em Antropologia. É membro Acadêmico do Grupo Italiano Scrittori Di Montagna (GISM), da Sociedade Geográfica Italiana (SGI), da Royal Geographical Society (RGS), de Londres. Desde outubro de 2021 é correspondente Internacional do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Brasil (IHGSP). Após vinte anos de pesquisas na área antropológica e arqueológica, foi agraciada com a cidadania honorária de Barra do Garças (MT).
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos